Jornal de Notícias

França retira passaporte­s a jiadistas

Medida antiterror­ista aprovada em novembro foi utilizada pela primeira vez

-

As autoridade­s francesas apreendera­m ontem os passaporte­s de seis alegados jiadistas que se preparavam para viajar para a Síria. Esta é a primeira vez que é utilizada esta medida antiterror­ismo.

Aaplicação desta medida, uma das que integram um pacote legislativ­o aprovado em novembro, foi anunciada pelo ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. “Hoje, foram assinadas estas seis decisões administra­tivas que impedem o abandono do país. Outras 40 estão em preparação”, explicou o ministro.

“Nós quisemos esta medida (...) porque se o povo francês sai para cometer atos no Ira- que e na Síria, quando regressar representa um perigo ainda maior para o território nacional e arrisca cometer atos de terrorismo em larga escala”, explicou ainda Bernard Cazeneuve.

O Governo francês calcula que cerca de 1400 cidadãos mantenham algum tipo de ligação com as células de recrutamen­to para a Síria e o Iraque, dos quais cerca de 400 estão já em combate nessas áreas.

Alguns dos jiadistas impedidos, ontem, de abandonar França foram sinalizado­s às autoridade­s através de uma linha de atendiment­o colocada em funcioname­nto em 2014, enquanto outros foram identifica­dos através de investigaç­ões em curso.

Os visados têm ainda a pos- sibilidade de recorrer da decisão para um tribunal administra­tivo.

O nível de alerta terrorista em França está num nível máximo desde os ataques ocorridos há um mês em Paris e em que morreram 17 pessoas.

Ontem, a França decidiu também enviar o porta-aviões Charles de Gaulle para o Golfo para integrar as operações militares lideradas pelos Estados Unidos que combatem os extremista­s do Estado Islâmico.

“A integração do ‘Charles de Gaulle’ na operação começa esta manhã”, afirmou o gabinete do ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian. O primeiro caça Rafale descolou de manhã do porta-aviões em direção ao Iraque.

A presença do “Charles de Gaulle” reduz para metade o número de voos necessário­s para atingir o Iraque para lançar ataques contra zonas controlada­s pelo Estado Islâmico.

 ?? PAULO SPRANGER /GLOBAL IMAGENS ?? Porta-aviões Charles de Gaulle vai facilitar operações contra o Estado Islâmico
PAULO SPRANGER /GLOBAL IMAGENS Porta-aviões Charles de Gaulle vai facilitar operações contra o Estado Islâmico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal