Jornal de Notícias

Três condenados por contestar posse da Rua da Cal

Casal diz ser dono da Rua da Cal, em Guisande, e barra passagem. O povo está indignado.

- Sandra Freitas policia@jn.pt

O TRIBUNAL de Braga condenou, ontem, Francisco Matos, Adelino Sá e Domingos Ferreira, naturais da freguesia de Guisande, em Braga, a penas de multa por injúrias e ameaças a Manuel Araújo, que se diz dono da Rua da Cal, naquela localidade. Os factos remontam a 20 de julho de 2013, quando cerca de meia centena de habitantes se uniram numa “caminhada de protesto” contra a apropriaçã­o do caminho por parte da Manuel Araújo e da mulher, Maria Ferreira.

Segundo Adelino Sá, expresiden­te da Junta de Guisande e arguido neste processo, há uma decisão do Tribunal Administra­tivo e Fiscal de Braga, de 2012, que reconhece o caminho, com cerca de 500 metros, como público, mas o casal continua a barrar a passagem com “pedras e grades”. Adelino Sá Ex-presidente da Junta de Guisande

“É uma rua histórica, a mais antiga da freguesia”, defende outro arguido, Francisco Matos, admitindo que a Rua da Cal é a principal passagem para o Castro do Monte Redondo, monumento nacional. “A guerra” pela propriedad­e do caminho começou, diz, desde que o casal se instalou na freguesia, em 2008.

“Não podemos pisar o terreno, que simulam logo factos para nos prejudicar”, acusa Francisco Matos, já condenado noutro processo por agressões à mulher do casal, à semelhança de Adelino Sá, também condenado noutro caso movido pelos mesmos.

Os arguidos negaram, neste caso, ter partido para ameaça de morte e insultos a Manuel Araújo, mas o juiz entendeu que o facto de a GNR ter sido chamada ao local “não levanta dúvidas sobre os factos”.

Desta forma, Francisco Matos e Adelino Sá foram condenados a multas de 800 euros e 960 euros, respetivam­ente, pelos crimes de ameaça agravada e de injúrias e cada um terá, ainda, de pagar 1300 euros em indemnizaç­ões a Manuel Araújo. Domingos Ferreira foi condenado por injúria a multa de 360 euros e indemnizaç­ão de 500 euros.

Os advogados de Francisco Matos e Adelino Sá ponderam recorrer da decisão, por “haver contradiçõ­es na sentença”.

“Tentam fechar o caminho e fizemos uma caminhada para mostrar desagrado”

 ?? SANDRA ALVES ?? Rua da polémica está tapada por uma chapa, em Guisande
SANDRA ALVES Rua da polémica está tapada por uma chapa, em Guisande

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal