Jornal de Notícias

Germano Silva dá a descobrir o Porto, agora todos os meses

- CRISÁLIA AZEVEDO

SABIA QUE o Porto foi o primeiro sítio em Portugal a ter camélias, no início do século XIX? E que a flor era símbolo de prosperida­de?

Estas foram algumas das curiosidad­es que Germano Silva deu a conhecer ontem, no primeiro de nove percursos históricos a decorrer mensalment­e pela cidade. O mote deste primeiro passeio, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, foi “a cidade das camélias”, por março ser o mês da primavetad­or ra e dedicado a esta espécie.

A iniciativa é desenvolvi­da pelo Porto Lazer e dirige-se aos participan­tes do programa “No Porto a vida é longa”, que incentiva a prática desportiva regular à população sénior, com idades superiores a 60 anos.

O percurso, que teve início no Jardim Botânico e terminou no Palácio de Cristal, reuniu um grupo de 30 pessoas dispostas a conhecer os segredos da Invicta.

Para Nuno Babo, diretor da área do desporto na Porto Lazer, foi fácil a escolha de Germano Silva enquanto orienperar dos percursos uma vez que “é uma figura incontorná­vel e com um profundo conhecimen­to da história e da cidade do Porto”.

O historiado­r criou percursos em várias zonas da Invicta e com diferentes temas, que vão desde “O Porto do Romantismo”até à “Cidade do Barroco”, passando pelo “São João”, que visam “recu- singularid­ades da cidade”, como contou Germano Silva ao JN. “A cidade tem histórias que não estão à vista das pessoas e é preciso atravessar­mos alguns portões para as conhecermo­s”.

O próximo passeio vai realizar-se no dia 1 de abril, a partir da Sé e a acabar na ribeira, com o tema “Porto Medieval”.

 ?? IGOR MARTINS / GLOBAL IMAGENS ?? Próximo passeio com Germano Silva é no dia 1 de abril
IGOR MARTINS / GLOBAL IMAGENS Próximo passeio com Germano Silva é no dia 1 de abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal