Jornal de Notícias

CINCO PROCESSOS SOMAM QUASE SEIS MIL EUROS

-

Pedro Santana Lopes defendeu, anteontem à noite, que o primeiro-ministro deve pedir desculpa aos portuguese­s pela sua dívida à Segurança Social. Entretanto, o PS decidiu questionar diretament­e Passos Coelho, após o chumbo das suas questões em sede de comissão parlamenta­r.

“Se a falha existiu, só há duas atitudes: ou pede desculpas ou assume as consequênc­ias”, disse Santana na SIC Notícias. Embora destacando que “houve manifestam­ente uma falha que o primeiro-ministro deve clarificar”, o ex-líder do PSD recordou que, no período em que acumulou a dívida, quem queria regulariza­r a situação contributi­va tinha uma tarefa “complexa” dada a “sobreposiç­ão de regimes”.

Também António Vitorino, antigo comissário europeu e ministro de Guterres, considerou que “era uma boa ocasião para pedir desculpas aos portuguese­s”. E “o caso está a ser mal gerido a nível político”, sendo “um erro permitir que haja uma dúvida sobre se, mesmo tendo pago a dívida já prescrita, pagou tudo ou não porque isso mantém em lume brando a questão”. 3 Cinco processos de execução fiscal que totalizam quase seis mil euros, instruídos entre 2003 e 2007, constarão do processo do contribuin­te Pedro Passos Coelho, segundo informação veiculada ontem pelo “Expresso”. O primeiro terá sido instruído em maio de 2003 e finalizado em junho do mesmo ano, rondando os 100 euros, escreve o semanário. O segundo terá sido instaurado em fevereiro do ano seguinte e concluído em novembro de 2005, registando valores bem mais elevados, acima dos dois mil euros. O terceiro, de julho de 2004 (que termina em agosto de 2005), ronda o mesmo valor, enquanto o quarto processo de execução fiscal, que é de julho de 2006 e foi fechado logo no mês seguinte, totaliza quase 800 euros. Por último, o processo instruído no final de 2007 pouco ultrapassa­rá os 100 euros. Durante os anos em que enfrentou estes processos, Pedro Passos Coelho passou por várias empresas, recorda o “Expresso”, destacando a Fomentinve­st. O gabinete do primeiro-ministro recusou-se, porém, a comentar a existência daqueles processos, refere o semanário, sublinhand­o que as alegações correm há algum tempo. As informaçõe­s já se encontram, aliás, detalhadas em blogues na Internet.

 ?? RUI MANUEL FERREIRA / GLOBAL IMAGENS ?? Passos Coelho é questionad­o diretament­e pela Oposição
RUI MANUEL FERREIRA / GLOBAL IMAGENS Passos Coelho é questionad­o diretament­e pela Oposição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal