Jornal de Notícias

“Alemanha devia falar das vantagens que retira da Europa”

-

“O TRATADO de Lisboa não foi tão ‘porreiro pá!’”, ironizou ontem Francisco Seixas da Costa na conferênci­a “Grécia? E Agora?”, que decorreu na Faculdade de Direito da Universida­de de Lisboa.

O embaixador e ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995-2001) referia-se à frase dita por José Sócrates a Durão Barroso no final da conferênci­a de imprensa em que anunciaram o acordo alcançado sobre o novo tratado europeu, na Cimeira de Lisboa de outubro de 2007. Seixas da Costa recorreu a essa citação para explicar o seu ponto de vista: na União Europeia há “uma espécie de ‘centrão’” caracteriz­ado por “um certo totalitari­smo” que decorre desse Tratado e que enfraquece­u o papel moderador da Comissão Europeia.

No fim de um debate muito marcado por referência­s ao poder da Alemanha, e em resposta à intervençã­o do diplo- mata alemão, Matthias Fischer, que sublinhou a importante contribuiç­ão alemã para os fundos de resgate e para o investimen­to nos países mais afetados pela crise, Seixas da Costa salientou a necessidad­e de Berlim “falar também de todas as vantagens que retira da Europa”.

“A Alemanha não faz uma pedagogia mínima do que retira da Europa”, preferindo “insistir nas transferên­cias”, o que “é errado, porque os fundos não vão todos para os países mais pobres”, disse.

Mesmo o economista britânico Stuart Holland apontou o dedo à hegemonia alemã. “Merkel não tem as referência­s da Europa Ocidental e não aceita conceitos como a solidaried­ade”, criticou. E estendeu a crítica a Passos Coelho: “Está a fazer o jogo de Berlim”, disse.

Já o economista grego Elias Soukiazis concentrou o seu juízo na troika. “Não resolveu nada, só agravou”.

 ??  ?? Seixas da Costa Embaixador “O Tratado de Lisboa não foi tão ‘porreiro pá!’ Criou uma espécie de centrão totalitari­sta”
Seixas da Costa Embaixador “O Tratado de Lisboa não foi tão ‘porreiro pá!’ Criou uma espécie de centrão totalitari­sta”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal