Jornal de Notícias

Felgueiras fez a festa mas vencedor ainda não levantou prémio

Boletim de 10 euros registado no café Agueiros valeu 100 milhões Ninguém sabe quem é o 55.º primeiro premiado português

- Delfim Machado locais@jn.pt

Felgueiras esteve ontem em festa. O boletim do único totalista português do prémio do Euromilhõe­s foi registado no café Agueiros. Povo ficou radiante, mas não sabe quem é o “excêntrico”.

Foi acordar e festejar. O café Agueiros, na localidade de Margaride, a um quilómetro do centro de Felgueiras, é o local onde foi registado o boletim do mais recente euromilion­ário português. O feito foi celebrado com pompa e circunstân­cia pelo proprietár­io que acolheu a festa organizada pela Santa Casa da Misericórd­ia.

Houve música, dança, confetes e uma limusina para assinalar o feito. Só faltou mesmo o euromilion­ário, que não se sabe quem é ou se até é mais do que uma pessoa. Sabe-se, apenas, que o boletim premiado foi “uma aposta de 10 euros, correspond­endo a cinco apostas simples”, disse Anabela Sancho, diretora da Comissão Executiva do Departamen­to de Jogos da Santa Casa.

Apesar da ausência do novo “excêntrico” português, a festa durou toda a manhã. Nela participou Joaquim Leite, dono do café Agueiros, que se estreou na entrega de primeiros prémios, depois de já ter dado dois segundos: “É como se me tivesse saído a mim. É bom para a publicidad­e do café e para o cliente, que não sei quem é”.

Brincadeir­as no Facebook

Na verdade, em Felgueiras ninguém parece saber. Durante o dia, aventaram-se muitas possibilid­ades, mas os visados negavam sempre ter ganho o prémio. A mais ouvida foi a história de um grupo de quatro amigos do centro de Felgueiras que tinha ganhado. Contudo, o pai de um deles negou ao JN o facto e explicou que “o boato surgiu porque eles disseram a brincar, no Facebook, que tinham ganhado”.

Agora, o euromilion­ário tem 90 dias para reclamar os 100 milhões de euros junto da delegação da Santa Casa da Misericórd­ia do Porto ou na sede em Lisboa. É obrigado, depois, ao pagamento do imposto de 20 milhões de euros, correspond­ente a 20% do prémio. A verba vai para os cofres do Estado devido à lei criada pelo ex-ministro Vítor Gaspar para prémios superiores a 5000 euros.

Desde o seu lançamento, em 2004, e até ao final de 2014, o Euromilhõe­s atribuiu prémios no valor de 4956 milhões de euros e distribuiu, pela lista de beneficiár­ios prevista na lei, resultados superiores a 4192 milhões de euros. Este foi o 55.° primeiro prémio português.

 ?? OCTAVIO PASSOS/GLOBALIMAG­ENS ?? 1 1. Joaquim Leite radiante por ter dado o prémio
OCTAVIO PASSOS/GLOBALIMAG­ENS 1 1. Joaquim Leite radiante por ter dado o prémio
 ??  ?? 2. Festa teve música e dança no café Agueiros
2
2. Festa teve música e dança no café Agueiros 2
 ??  ?? jogos finan“Estes ciam um vasto leque de políticas as chamasocia­is, das Boas Causas”.
Anabela Sancho
Santa Casa da Misericórd­ia
jogos finan“Estes ciam um vasto leque de políticas as chamasocia­is, das Boas Causas”. Anabela Sancho Santa Casa da Misericórd­ia
 ??  ?? “O vencedor devia dar pelo menos um milhão aqui ao café e devia investir em Felgueiras”.
António Alves
Residente em Felgueiras
“O vencedor devia dar pelo menos um milhão aqui ao café e devia investir em Felgueiras”. António Alves Residente em Felgueiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal