Jornal de Notícias

Igreja reconhece papel da mulher sem o sacerdócio

Papa defende presença feminina mais alargada e mais incisiva

-

NO MAIS IMPORTANTE dos documentos que já publicou – a exortação apostólica “Evangelii gaudium” (alegria do Evangelho) –, o Papa Francisco afirma que a Igreja Católica tem de “ampliar os espaços” para uma presença feminina “mais incisiva”, alargando essa presença aos “vários lugares onde se tomam decisões importante­s, tanto na Igreja como nas estruturas sociais”.

É bom recordar hoje, Dia Internacio­nal da Mulher, o papel que a Igreja Católica reconhece às mulheres, naquilo que pensa e nas práticas que consente.

A Igreja também foi, e ainda é, lenta no reconhecim­ento da identidade e da dignidade das mulheres, vítimas de discrimina­ções e de servidões de que o mundo em geral ainda teima infligir-lhes, embora muitos países, incluindo Portugal, tenham dado significat­ivos passos na aceitação da cidadania das mulheres quanto aos seus di- reitos, liberdades e garantias.

O Papa Francisco tem defendido a urgência de uma “profunda teologia da mulher” porque “uma Igreja sem as mulheres é como o Colégio Apostólico sem Maria”. Na sua opinião, “uma mulher, Maria, é mais importante do que os bispos”.

Os últimos papas, desde Paulo VI, consideram o eventual acesso das mulheres católicas ao sacerdócio uma questão fechada.

Diz o Papa Francisco, no documento já citado: “O sacerdócio reservado aos homens, como sinal de Cristo-Esposo que Se entrega na Eucaristia, é uma questão que não põe em discussão”.

Em nome da tradição bimilenar, dizia, no seu tempo, o Papa João Paulo II: “A Igreja não tem absolutame­nte a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerad­a como definitiva por todos os fiéis da Igreja”.

PAPAS TÊM RECUSADO DEBATE SOBRE ORDENAÇÃO DE MULHERES

 ?? Papa Francisco quer mulheres mais ativas na Igreja e na sociedade
ARQUIVO ??
Papa Francisco quer mulheres mais ativas na Igreja e na sociedade ARQUIVO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal