Jornal de Notícias

Rosa tem 89 anos e continua a estudar

REPORTAGEM Rosa Andrade tem quase 90 anos, três licenciatu­ras e está a terminar a tese de mestrado. Estuda na Universida­de Autónoma de Lisboa com o bisneto

- Por Cristiano Pereira

Vai fazer 90 anos no próximo dia 25, está a terminar a sua tese de mestrado e a começar a sua tese de doutoramen­to.

Rosa Andrade é a aluna mais velha da Universida­de Autónoma de Lisboa (UAL) e já tem três licenciatu­ras no currículo: Enfermagem, Sociologia e Psicologia. Está fresca e não esconde o seu apetite por aprender cada vez mais. “Sempre gostei de estudar e de ter livros – eu prefiro ter um livro do que uns sapatos”, diz ao JN.

Nos corredores da UAL, Rosa Andrade cruza-se amiúde com o seu bisneto. Hugo Baptista, de 20 anos, também lá estuda. “É um orgulho quando saio das aulas e vejo a minha bisavó sentada no banco a estudar”, confessa o jovem, enquanto sublinha que não vislumbra, noutros pupilos, “o mesmo empenho e dedicação”.

Rosa Andrade tinha 81 anos quando foi desafiada para tirar o curso de Psicologia. Apenas 11 anos antes formara-se em Sociologia. E este novo desafio até foi encarado, no início, com alguma hesitação – mas lá decidiu aventurar-se de novo num curso.

Aos 84 anos tinha mais uma licenciatu­ra. “Fiquei admirada e pensei: olha, afinal ainda tenho cabeça”. Algum tempo depois, decidiu matricular-se no mestrado. “Eu não preciso disto para nada, é só para mim, para minha satisfação pessoal”, diz-nos, quase desconcert­ante. “É para ver se eu tenho ou não capacidade”.

A veteraníss­ima aluna é acarinhada por toda a gente na UAL, mas confessa que no início chegou a sentir algumas colegas vagamente céticas. “Tinham muitas dúvidas e perguntava­m-se: mas será que a velha sabe alguma coisa?”, conta-nos, bem-disposta.

Rosa Andrade formou-se com 17 a Sociologia, 18 a Psicologia e pelo meio abundaram trabalhos de nota 20. “Mas não foi só aqui que aprendi”, frisa, até porque a sabedoria é também o acumular de experiênci­as e lições de quem já anda cá há muito.

Usa pouco a Internet – “só tenho trabalho feito através de livros” – e garante que, ainda assim, não é propriamen­te aquele tipo de pessoas que preenchem os dias a marrar nos estudos. “Também faço outras coisas: pinto, faço tricô ou vou para a janela ver quem passa na rua”, afirma.

Nascida a 25 de março de 1925, na freguesia de Carralcova, em Arcos de Valdevez, Rosa Andrade veio para Lisboa com 13 anos e tem um percurso de vida dividido por várias ocupações: foi enfermeira, parteira e fundou um infantário.

O tema da tese de doutoramen­to é “O envelhecim­ento saudável e ativo e o seu genoma”. Rosa Andrade diz sentir que a sua cabeça “tem 50 anos”.

 ?? LEONARDO NEGRÃO / GLOBAL IMAGENS ?? Hugo Baptista, de 20 anos, abraça a bisavó, Rosa Andrade, de 89 anos, nos corredores da UAL, onde ambos estudam
LEONARDO NEGRÃO / GLOBAL IMAGENS Hugo Baptista, de 20 anos, abraça a bisavó, Rosa Andrade, de 89 anos, nos corredores da UAL, onde ambos estudam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal