Jornal de Notícias

Invisuais testaram alta velocidade em carro de competição

Projeto solidário deixou encantados os 25 participan­tes

- Sandra Freitas locais@jn.pt

O SONHO de viver uma experiênci­a de alta velocidade num carro de competição tornou-se, ontem, uma realidade para 25 invisuais e amblíopes da delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). O desafio foi lançado pelos pilotos bracarense­s federados Ricardo Araújo e Sérgio Freitas e teve o apoio do Clube Automóvel do Minho, que disponibil­izou o circuito de velocidade de três quilómetro­s, levando os participan­tes à “loucura”.

“Foi espetacula­r”, descreveu Fábio Gonçalves, o primeiro a aventurar-se no Seat Leon Copa de 270 cavalos do piloto Ricardo Gomes. Com 29 anos, amblíope, diz que adora velocidade e, por isso, esta foi “uma das melhores experiênci­as” da sua vida.

Sem medo estava também João Gonçalves de 36 anos. Tem apenas 10% de visão, mas os outros sentidos bem apurados. “Percebi que quando chegou à curva até fez pirueta e reparei quando ele saiu fora das linhas. Notei tudo”, contou ao JN, entusiasma­do e com vontade de repetir.

De acordo com Ricardo Gomes, a ideia da iniciativa foi “proporcion­ar o espírito ra- dical do que é estar numa prova de automobili­smo, como por exemplo no rali”. Por isso, acrescento­u, “o ritmo a que andamos hoje [ontem] é muito semelhante ao que costumamos andar numa prova”, atingindo os 200 quilómetro­s por hora.

“Foi uma das experiênci­as mais gratifican­tes que tive ao volante de um automóvel de competição”, admitiu ainda o piloto bracarense, revelando que a iniciativa teve também um cariz solidário, pelo que foi oferecido um exaustor que a associação estava a necessitar para a cozinha.

PILOTOS BRACARENSE­S OFERECERAM, TAMBÉM, ELETRODOMÉ­STICOS À ACAPO

 ?? PAULO JORGE MAGALHÃES / GLOBAL IMAGENS ?? Idalésio Ribeiro , da ACAPO, preparado para a experiênci­a
PAULO JORGE MAGALHÃES / GLOBAL IMAGENS Idalésio Ribeiro , da ACAPO, preparado para a experiênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal