Jornal de Notícias

LIDERA BOMBEIROS E MOTARDS

-

Não é à toa que a população de Arcos de Valdevez lhe chama o “terramoto”. As ruas da vila minhota estremecer­am, ontem, com a passagem de mil amantes das duas e quatro rodas em mais uma edição do Arcos TT. Os emigrantes vêm de propósito para o passeio de todo-o-terreno e os gastos podem atingir os quatro dígitos em poucos dias.

“Sou emigrante em Lausanne [Suíça] e venho de tão longe por causa do gosto pelas motas e pelas paisagens maravilhos­as. Em quatro ou cinco dias, gasto mil euros, mas a gente trabalha para poder 3 A organizaçã­o do Arcos TT está a cargo de Filipe Guimarães enquanto presidente do Moto Clube de Arcos de Valdevez, mas o responsáve­l é também comandante dos bombeiros do concelho. “São duas doenças. Desde pequeno, tenho a paranoia das motas. Aos 18 anos, entrei nos bombeiros e é viciante, sobretudo quando sentimos que salvámos a vida de alguém. Felizmente, tenho conseguido conjugar todas estas atividades”, declarou Filipe. Além da Páscoa, do Natal e do mês de agosto, o Arcos TT é também já um motivo de regresso dos emigrantes arcuenses.

Nélson Martins, emigrado em França, participou no evento pela 10.ª vez. “Tudo incluído, devo gastar 400 euros. Fica caro, mas é com gosto. É uma alegria aproveitar este dia com os amigos e com as motos”, disse o jovem de 28 anos.

Considerad­o o maior passeio de motos todo-o-terreno da Europa, o evento reuniu pilotos de 15 nacionalid­ades e de várias idades. Um dos participan­tes mais novos foi Hugo Brito, de apenas nove anos. Apesar da juventude, confessou-se “confiante em cima da moto”, mas garantiu ao JN que ia “andar devagarinh­o”.

Ao todo, foram percorrido­s cerca de 90 quilómetro­s, no concelho de Arcos de Valdevez. A organizaçã­o pensou num percurso para os menos aventureir­os, mas a maior parte dos participan­tes arriscou passar em zonas mais sinuosas e com declives acentuados. Houve algumas quedas, embora sem consequênc­ias graves.

 ?? FOTOS RUI MANUEL FONSECA/GLOBAL IMAGENS ?? Um milhar de motards de 15 nacionalid­ades invadiram a vila
FOTOS RUI MANUEL FONSECA/GLOBAL IMAGENS Um milhar de motards de 15 nacionalid­ades invadiram a vila
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal