Jornal de Notícias

Terrorista­s do Boko Haram unem-se ao Estado Islâmico

Em Espanha a Polícia conseguiu deter uma mulher que se preparava para se juntar ao grupo na Síria

-

Numa altura em que o Estado Islâmico está a destruir tesouros culturais de valor incalculáv­el, os terrorista­s do Boko Haram juram fidelidade ao grupo. Em Espanha, foi detida uma mulher que seguia para a Síria.

Ogrupo extremista nigeriano Boko Haram jurou fidelidade ao Estado Islâmico e ao ser líder, Abu Baker al-Baghdadi. Numa mensagem áudio publicada ontem à noite na Internet, o grupo responsáve­l por milhares de mortes na Nigéria, bem como pelo rapto de raparigas, afirma juntar-se ao grupo que instaurou um califado na região entre o Iraque e a Síria.

A mensagem terá sido gravada pelo líder do movimento extremista africano, Abubakar Shekau, que tem conseguido impor uma estrita lei islâmica no Norte da Nigéria. Nos últimos meses, vários grupos jiadistas no Egito, Líbia, Argélia, Iémen, Arábia Saudita, Afeganistã­o e Paquistão aliaram-se ao Estado Islâmico.

Da Europa, continuam a sair pessoas rumo à Síria para se juntarem às fileiras dos terrorista­s. Ontem, em Barcelona, a Guarda Civil espanhola deteve Samira Yerou, uma cisendo dadã marroquina a viver em Barcelona, que pretendia viajar para a Síria com o filho de três anos.

Samira Yerou desempenha­va um importante trabalho de captação e de radicaliza­ção a favor do Estado Islâmico, particular­mente relevante no recrutamen­to e no envio de simpatizan­tes femininas residentes na Europa e em Marrocos.

Onda de demolições

Depois de destruírem com escavadora­s o tesouro cultural e arqueológi­co de Nimrud, no Norte do Iraque, os extremista­s do Estado Islâmico começaram ontem um ataque com explosivos e máquinas contra a cidade histórica de Hatra, na região de Mossul. Património Mundial da UNESCO desde 1985, a cidade Hatra foi construída há mais de dois mil anos e terá sido capital do primeiro reino árabe.

O Governo do Iraque confirmou ter recebido relatórios que indicam a destruição da cidade, mas não conseguiu atestar a veracidade das afirmações.

A agência Reuters relata que um morador afirma ter ouvido explosões ontem de manhã e que outras pessoas na região disseram que alguns dos maiores edifícios de Hatra já tinham sido destruídos pelos militantes do Estado Islâmico.

 ?? MINISTÉRIO DO INTERIOR ESPANHOL/REUTERS ?? Marroquina foi detida no aeroporto de Barcelona
MINISTÉRIO DO INTERIOR ESPANHOL/REUTERS Marroquina foi detida no aeroporto de Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal