Jornal de Notícias

Alexandra Lencastre envolvida em polémica com racismo

Alexandra Lencastre relata mal-entendido com figurante durante as gravações da nova novela da TVI

- TIAGO HENRIQUES

Um comentário racista proferido pela sua personagem em “A única mulher” fez com que a atriz tivesse de interrompe­r as gravações para explicar a um figurante que não partilhava da opinião de Pilar.

Você vai apanhar!”. Foi esta a ameaça que Alexandra Lencastre ouviu durante as gravações da nova novela da TVI, que se estreou no passado domingo.

“Outro dia estava a gravar uma cena num hospital, que foi feita cá, mas era como se fosse em Angola. Nessa cena, a minha personagem, Pilar, após o filho, interpreta­do pelo Lourenço Ortigão, lhe dizer que vai ficar em Luanda porque se apaixonou por uma miúda angolana, diz: ‘O quê, uma preta?’. Tivemos de interrompe­r a gravação porque um figurante me disse ‘você vai apanhar!’”, começa por contar a atriz, prosseguin­do: “Lá tivemos uma conversa, toda a gente se riu, e eu disse-lhe que eu era a Alexandra e a Pilar era a Pilar. E ele respondeu-me: “se você faz é porque acredita”. Então eu expliquei-lhe que não, mas que tinha de ser assim, senão, não havia assassinos, era sempre tudo cor de rosa. Retrataría­mos uma sociedade que não seria real”, contou Lencastre.

Alexandra frisou ainda que este episódio a marcou e frisou que, com a sua personagem, uma mulher racista “sem filtros”, que é contra a paixão do filho por uma jovem angolana (papel de Ana Sofia Martins ) pretende “denunciar que há pessoas assim”. “Continua a haver discrimina­ção”.

A atriz disse ainda acreditar no sucesso de “A única mulher’. “Sente-se a temperatur­a de África e isso é muito bom”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Personagem de Alexandra Lencastre
é contra o amor de
Luís Miguel e Mara
Personagem de Alexandra Lencastre é contra o amor de Luís Miguel e Mara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal