Jornal de Notícias

Militar da GNR morre a transporta­r provas de crimes

Ferreira do Alentejo Carro da GNR embateu num camião Cabo não resistiu e o chefe pode ter escapado porque ia com o banco reclinado

- Marisa Rodrigues* locais@jn.pt TEIXEIRA CORREIA

Duas pessoas morreram ontem de manhã, no espaço de uma hora, em acidentes de viação ocorridos em Ferreira do Alentejo e Torres Vedras. Entre as vítimas está um militar da Guarda Nacional Republican­a.

Um cabo da GNR de Faro morreu e outro militar ficou ferido em serviço, ontem, na A2, em Ferreira do Alentejo. O carro onde seguiam embateu com violência na traseira de um camião. O veículo era conduzido pelo cabo Élio Pereira, de 43 anos, que teve morte imediata. O sobreviven­te, chefe do Núcleo de Apoio Técnico do Comando Territoria­l de Faro, a que ambos pertencem, estaria a descansar com o banco reclinado. Conseguiu sair do carro e pedir ajuda. Sofreu ferimentos ligeiros e foi transporta­do para o Hospital de Faro. Uma hora antes, um despiste vitimou uma mulher em Torres Vedras (ver texto em baixo).

Os militares levavam vestígios recolhidos em cenários de crime. O destino da viagem era o Comando de Santarém, onde existe o único laboratóri­o da guarda que serve o Sul e o Centro do país para comparação de impressões digitais. Viagens que faziam regularmen­te por não haver esta valência em Faro.

Perto das oito horas, ao quilómetro 129 da A2, numa altura de chuva intensa, embateram num camião de transporte de pescado. O carro da GNR ficou irreconhec­ível, debaixo do reboque do pesado de matrícula marroquina. Segundo o comandante do Destacamen­to de Trânsito de Beja, Nuno Afonso, “o embate terá ocorrido na faixa da direi- ta, tendo o condutor do pesado desviado para a berma”. Não havia marcas que indiciasse­m a existência de uma travagem brusca. As causas estão a ser investigad­as. O JN apurou que os testes feitos ao condutor do pesado não acusaram álcool nem substância­s psicotrópi­cas.

Na GNR há quase 20 anos, Élio Pereira era um dos mais estimados militares de Faro, conhecido pela dedicação ao serviço. Os colegas receberam apoio psicológic­o.

 ?? DIREITOS RESERVADOS ?? Viatura da GNR, descaracte­rizada, ficou debaixo do ve ículo
pesado na A2
DIREITOS RESERVADOS Viatura da GNR, descaracte­rizada, ficou debaixo do ve ículo pesado na A2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal