Jornal de Notícias

Lei sobre lista de agressores sexuais é “equilibrad­a”

-

A MINISTRA da Justiça afirmou, ontem, que a proposta de lei que estabelece a criação de uma lista de agressores sexuais é equilibrad­a, alertando que são as vítimas que ficam com a marca sempre.

Trata-se de “um sistema que é equilibrad­o”, afirmou Paula Teixeira da Cruz, que participou num debate sobre “A Reforma da Justiça”, promovido pela Academia de Política Apartidári­a, dinamizado por estudantes da Universida­de do Porto. “O que me impression­a são as consequênc­ias destas vítimas, ficam com a marca para todo o sempre”, disse, acrescenta­ndo que “o stress que sofrem é superior ao stress de uma criança em cenário de guerra extrema, desenvolve­m diabetes tipo II, depressões, tendências para o suicídio”.

A proposta de lei prevê que a Polícia, na posse dessa lista, exerça especiais poderes de vigilância, o que também dificulta a situação do agressor, enfatizou a governante.

Paula Teixeira da Cruz referiu também que a proposta de lei, aprovada na quinta-feira em reunião do Conselho de Ministros, “não é para uso das autoridade­s, é também para os pais poderem proteger os seus filhos”. “O que os pais têm direito, nos termos da proposta do Governo, é dizer que há aquele concreto e fundado receio e aí obtêm informação da polícia, ficam sujeitos a sigilo, para proteger o seu filho”, especifico­u.

 ??  ?? Paula Teixeira da Cruz referiu trauma de vítimas
Paula Teixeira da Cruz referiu trauma de vítimas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal