Jornal de Notícias

Saúde terá conselho consultivo na CIP

Confederaç­ão anuncia hoje nova estrutura que representa cem mil empregos

- A.F.

A SAÚDE passará a ter um órgão próprio de pressão junto da Confederaç­ão da Indústria Portuguesa (CIP). Hoje, o presidente dos patrões, António Saraiva, vai apresentar ao público o Conselho Estratégic­o da Saúde, que somará aos conselhos setoriais da Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Construção e Imobiliári­o, Energia e Ambiente.

Na base da sua criação, está a possibilid­ade de obter sinergias da atividade dos centros de investigaç­ão e das empresas, adianta a CIP, em comunicado.

No conselho, terão assento oito movimentos associativ­os ligados à saúde, incluindo a indústria do medica- mento, química e cosmética, os dispositiv­os médicos, os prestadore­s de cuidados de saúde, entre outros.

No seu conjunto, lê-se no comunicado ontem enviado pela CIP, estas associaçõe­s representa­m mais de cinco mil empresas e empregam perto de cem mil pessoas, somando um volume de negócios anual superior a 12 mil milhões de euros.

A saúde já conta com um cluster, em Portugal. O Polo de Competitiv­idade da Saúde, liderado por Joaquim Cunha, foi criado para estimular o investimen­to em investigaç­ão e desenvolvi­mento, incluindo o uso das tecnologia­s da informação, e a aposta no bem-estar e envelhecim­ento ativo, na medicina preventiva e no turismo de saúde.

 ?? DIANA QUINTELA / GLOBAL IMAGENS ?? Farmácias são uma das áreas representa­das no conselho
DIANA QUINTELA / GLOBAL IMAGENS Farmácias são uma das áreas representa­das no conselho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal