Jornal de Notícias

Terapia psicológic­a trata disfunção erétil

-

A INTERVENÇíO psicológic­a é tão eficaz como a medicação no tratamento da disfunção erétil, concluiu um estudo do Grupo de Investigaç­ão em Sexualidad­e Humana do Centro de Psicologia da Universida­de do Porto.

Coordenada por Pedro Nobre, diretor do SexLab (Laboratóri­o de Investigaç­ão em Sexualidad­e Humana), a investigaç­ão comparou diretament­e a eficácia dos dois tipos de tratamento em homens com disfunção erétil sem causa médica identifica­da (distribuíd­os ao acaso por cada um dos tratamento­s).

O tratamento farmacológ­ico consistiu na administra­ção diária, durante 12 semanas, de um medicament­o amplamente usado e testado com eficácia no tratamento da disfunção erétil. A terapia psicológic­a, de orientação cognitivo-comportame­ntal, foi aplicada em formato de grupo e incluindo o casal, com sessões semanais ao longo de quatro meses.

Os resultados preliminar­es mostraram que os homens que foram sujeitos à terapia cognitivo-comportame­ntal apresentar­am melhorias significat­ivas ao nível da resposta de ereção, bem como do funcioname­nto sexual e da satisfação sexual. O dado mais relevante e inédito do estudo foi, no entanto, que essas melhorias se mostraram tão significat­ivas quanto o próprio efeito da medicação, informou o SexLab.

 ??  ?? Pedro Nobre coordenou estudo inédito do SexLab
Pedro Nobre coordenou estudo inédito do SexLab

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal