Jornal de Notícias

O Clube dos Veteranos

- Por MANUEL SERRÃO Empresário

Ainstância da defesa, foi esta semana a primeira vez que o Supremo Tribunal de Justiça se pronunciou sobre a prisão preventiva a que José Sócrates está sujeito desde o ano passado. A douta decisão deste órgão superior da nossa ordem judicial foi um exemplo de veterania. A Unicer, que tem entre as suas marcas mais conhecidas a minha querida Super Bock, está a comemorar este ano os seus 125 anos e realizou no passado sábado nas suas novíssimas instalaçõe­s de Leça do Balio um Encontro de Colaborado­res, onde juntou mais de mil pessoas vindas dos quatro canaplaudi­r tos do país. Nesta jornada onde os seus responsáve­is máximos “prestaram contas” da atividade da empresa no ano transato, também se perspetivo­u o futuro, a partir da evocação do que foi um passado de 125 anos de que todos se orgulham. Também presentes e alvo de tratamento especial, estiveram 80 antigos colaborado­res, que, já se tendo reformado da vida ativa anterior, mantêm uma ligação efetiva e afetiva à Unicer, integrando o seu Clube de Veteranos.

Numa época em que cada vez mais gente fala dos seniores e dos reformados, ora numa ótica de potencial negócio, ora numa lamechice pegada, este Clube de Veteranos da maior empresa de bebidas nacional é um exemplo que vale a pena destacar. Na Unicer, quem deu uma parte importante da sua vida à empresa não é um farrapo que seja preciso lamentar ou abrigar, como não é um número, que possa acrescenta­r negócio ao volume de negócios. É uma pessoa que tem um passado que se conhece e pode dar uma contribuiç­ão para o futuro que se reconhece. Quando vemos os veteranos da Unicer a os investimen­tos de 100 milhões feitos pela empresa, que também passaram pela transforma­ção das fábricas e das instalaçõe­s que eles tinham acarinhado durante décadas, percebemos todos que o investimen­to não foi uma decisão precipitad­a.

Decisão precipitad­a foi a última saída intempesti­va de Fabiano, que lhe custou um vermelho direto no jogo caseiro frente ao Arouca. Sorte de um clube que pôde beneficiar imediatame­nte da veterania de Helton, capaz de manter inviolável a baliza até aos 90 minutos e dá garantias de segurança para os próximos desafios.

Os supremos tribunais são onde, por norma, se reúnem alguns dos melhores veteranos magistrado­s da nação. Nesta segunda-feira, indeferind­o o pedido de habeas corpus apresentad­o pelos advogados de José Sócrates, mas aproveitan­do para chamar a atenção para algumas irregulari­dades do processo, voltamos a registar as vantagens da veterania. Ao contrário do que parece ter feito um juiz mais novo, desta vez não se tomaram decisões precipitad­as.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal