Jornal de Notícias

MP já investiga a morte do Simba

- SALOMÉ FILIPE

O MINISTÉRIO PÚBLICO decidiu abrir um inquérito para apurar as circunstân­cias da morte de Simba, o leão-da-rodésia, com cinco anos, que há uma semana e meia foi abatido a tiro, em Monsanto, Idanha-a-Nova, alegadamen­te por um vizinho dos seus donos. A confirmaçã­o foi dada, ontem, ao JN, por fonte oficial da GNR de Castelo Branco, que investiga o caso.

Segundo o JN apurou, o alegado atirador, que sempre disse às autoridade­s que disparou tiros para o ar para afugentar o animal, será constituíd­o arguido em breve. Desde o início de outubro de 2014, a lei criminaliz­a os maus-tratos contra animais de estimação. As penas aplicadas podem ir até um ano de prisão ou multa até 120 dias.

No âmbito de outro processo, em que os donos de Simba, José Diogo Castiço e Andreia Mira, moveram contra o vizinho, por difamação, o homem já foi chamado ao posto da GNR de Monsanto e constituíd­o arguido. Existe, também, uma queixa, referente ao mesmo episódio, que o vizinho apresentou contra o casal de empresário­s. Todas tiveram origem após a morte do animal, uma vez que, até à data, não eram conhecidas desavenças entre os vizinhos.

A morte de Simba causou uma onda de solidaried­ade, a nível nacional, com milhares de pessoas a partilhar a história do animal, considerad­o por José Diogo e por Andreia como o seu “melhor amigo”. A necropsia (autópsia) confirmou que os disparos foram efetuados, pelas costas, na direção de Simba.

SUSPEITO DE TER ABATIDO O CÃO JÁ ESTEVE NO POSTO DA GNR DE MONSANTO

 ?? DIREITOS RESERVADOS ?? Simba , um leão-da-rodésia, tinha cinco anos
DIREITOS RESERVADOS Simba , um leão-da-rodésia, tinha cinco anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal