Jornal de Notícias

Curto-circuito na origem de incêndio que matou mulher de 95 anos

Vizinhos só se apercebera­m quando a casa já estava tomada pelas chamas

- Sandra Borges locais@jn.pt

UMA MULHER de 96 anos morreu, ontem de manhã, vítima de um incêndio que consumiu por completo a habitação em que vivia, na localidade de Faiões, Chaves. A Policia Judiciária está a investigar o sucedido, mas admitese que o fogo terá sido causado por um curto-circuito num cobertor elétrico.

De acordo com os bombeiros, foram precisas quase quatro horas para resgatar o corpo do interior dos destroços. O piso superior, onde ficava o quarto da idosa, e o telhado abateram, o que dificultou as buscas para encontrar o cadáver. “Quando chegámos, tivemos a indicação de que haveria uma vítima do sexo feminino no interior, que acabou por ser encontrada no rés do chão”, afirmou o comandante dos Bombeiros Flavienses, José Lima.

O alerta foi dado por vizinhos, por volta das 7.50 ho- pouparam a fachada, mas o interior, em madeira, foi totalmente destruído ras. Mas, por motivos de segurança, as buscas só se iniciaram cerca das 10 horas. “O interior da casa encontrava­se muito instável”, de acordo com aquele responsáve­l.

As paredes exteriores ficaram em pé, mas toda a estrutura interior, em madeira, ficou totalmente destruída. José Lima explicou que “os bombeiros já pouco puderam fazer, a não ser evitar que o fogo alastrasse às casas vizinhas”.

Segundo Inácio Rodrigues, vizinho da vítima, os habitantes da aldeia só se apercebera­m do fogo quando o 1.o andar já estava a ser consumido pelas chamas. “O fogo estava muito alto e já não conseguimo­s fazer nada para ajudar”, lamentou.

Lúcida e ativa

Maria Fernanda Martins, que completou 95 anos na semana passada, era solteira e morava sozinha. Os vizinhos garantem que era “muito lúcida e ativa”. “Ainda ia à cidade para ir ao cabeleirei­ro e buscar a reforma”, conta Inácio Rodrigues.

No local, estiveram 22 bombeiros, a viatura médica de emergência e reanimação e militares da GNR.

FORAM PRECISAS QUASE QUATRO HORAS PARA RESGATAR CADÁVER DA VÍTIMA

 ?? SANDRA BORGES ??
SANDRA BORGES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal