Jornal de Notícias

Campainhas de alarme soam desde outubro

Dirigentes sindicais dizem que as consultas de dados sem motivo são a excepção à regra

- Lucília Tiago ltiago@dinheirovi­vo.pt

OS RESPONSÁVE­IS do Sindicato dos Trabalhado­res dos Impostos (STI) e da Associação Sindical dos Inspetores Tributário­s (APIT) não têm dúvidas: os casos de consultas indevidas de dados fiscais são raros e a quebra do sigilo fiscal não é, de todo, uma tradição da “casa”.

“Os casos de tentação de consultar os dados de uma ou outra pessoa sem motivo de trabalho são uma exceção”, afirma Nuno Barroso da APIT. E o mesmo diz Paulo Ralha, presidente do STI: “pode haver um ou outro que o faça, mas são situações muito limitadas”. Ainda assim, o responsáve­l da APIT não rejeitaria a ideia de se criarem perfis no sentido de definir que trabalhado­res e que funções poderiam consultar certo tipo de dados. Porque, afirma, a consulta indevida “é inaceitáve­l”, tal como oé a existência de listas que dividam as pessoas em contribuin­tes de primeira e de segunda.

O número de funcionári­os da Autoridade Tributária (AT), que a partir de outubro começou a ser chamado para explicar os motivos que os levaram a consultar os dados de determinad­os contribuin­tes, foi o primeiro facto que fez soar as campainhas junto dos restantes funcionári­os e dos responsáve­is sindicais. Mas só em 2015 se começaram a intensific­ar os rumores e as notícias sobre a existência de uma alegada lista VIP de contribuin­tes cuja consulta de dados fiscais geraria alertas. A existência dessa lista foi oficialmen­te negada, mas na segundafei­ra o Ministério das Finanças decidiu pedir a abertura de um processo de investigaç­ão”.

Nuno Barroso, presidente da APIT, acredita que o sistema de alertas, a ter sido implementa­do, só terá começado a ser usado em 2015. Paulo Ralha, do STI, manifesta a convicção de que tudo começou ainda em 2014.

 ??  ?? Funcionári­os das Finanças estarão sob vigilância de um sistema de alertas
Funcionári­os das Finanças estarão sob vigilância de um sistema de alertas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal