Jornal de Notícias

Tem a certeza que quer comprar uma arma?

- A.M.

TEM CUNHO português uma campanha publicitár­ia que pretende alertar a opinião pública norte-americana para os riscos associados ao uso de armas de fogo.

João Coutinho, diretor criativo da agência Grey, de Nova Iorque, foi um dos mentores da campanha original concebida para a organizaçã­o não-governamen­tal (ONG) States United to Prevent Gun Violence (Estados Unidos para Prevenir Violência das Armas).

A estratégia consistiu na abertura de uma loja fictícia de armas, em Manhattan, Nova Iorque. A cada interessad­o que entrava no estabeleci­mento para comprar uma arma com o propósito de se sentir mais seguro, o vendedor partilhava com o poten- cial cliente uma história real associada a cada objeto. Como a de uma criança de dois anos que estava no Walmart, abriu a bolsa da mãe, encontrou um revólver e atirou acidentalm­ente sobre a mãe, matando-a.

“A nossa ideia tem como alvo pessoas que querem comprar armas e acreditam que uma arma as torna mais seguras”, adiantou João Coutinho ao JN/Dinheiro Vivo. O objetivo é “fazê-las pensar duas vezes. São constantes as tragédias que envolvem armas, muitas vezes compradas para proteção”, acrescenta.

Das 100 armas disponívei­s na loja, os compradore­s foram confrontad­os no momento da compra com as histórias envolvendo armas com as mesmas caracterís­ticas. Como a história de “um miúdo de 5 anos que encontrou um revólver no quarto dos pais e matou o irmão bebé com nove meses ou a de Adam Lanza, que foi à coleção de armas da mãe e matou mais de 20 pessoas na escola, em Sandy Hook, Connecticu­t”, relatou o diretor criativo.

O efeito choque com a realidade teve um impacto profundo. “Mais de 65% saíram da loja sem querer mais comprar uma arma”, disse. Mas não em todos. “Havia outros que rebatiam sempre as histórias com argumentos de defesa das armas: as armas não matam, as pessoa sim”.

PORTUGUÊS JOÃO COUTINHO É O CRIATIVO POR DETRÁS DA CAMPANHA NOVA-IORQUINA

 ??  ?? Revólver usado por menino de cinco anos para matar o irmão de nove meses
Revólver usado por menino de cinco anos para matar o irmão de nove meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal