Jornal de Notícias

Mulher ciumenta alvejou marido

- MILENE MARQUES

POR SUSPEITAR que o marido lhe era infiel, atingiu- o com um tiro de caçadeira à entrada de casa, em Raiva, Castelo de Paiva, depois de beber uma garrafa de vinho. Ontem, no início do seu julgamento no Tribunal da Feira, negou querer aleijá-lo.

Ao fim de 25 anos de casamento e com três filhos em comum, Rosa Sousa, de 44 anos, e Raul Duarte, de 46 anos, sentaram-se ontem no banco dos réus: ela pelo crime de homicídio qualificad­o na forma tentada (está em prisão preventiva) e ambos por posse de arma proibida.

Tudo remonta à noite de 10 de julho de 2014. Rosa, desconfiad­a da infidelida­de do marido e com problemas de alcoolismo, escondeu-se na mala do carro dele, a seguir ao jantar, para ver onde ia. Ao chegar ao café, o madeireiro apercebe-se da presença da mulher e obriga-a a sair.

No regresso a casa, Rosa bebeu uma garrafa de vinho branco e, de acordo com a acusação do Ministério Público (MP), decidiu matá-lo, fazendo-lhe uma espera de caçadeira, escondida atrás de uns arbustos, na entrada da moradia. Antes, efetuou um disparo experiment­al.

Assim que Raul chegou, pela meia-noite, atirou uma vez, atingindo-o de raspão no abdómen. Garante o MP que ele só não morreu porque Rosa não estava habituada a manusear armas. “Eu não disparei na direção dele. Não atirei nem com a intenção de o aleijar, nem para o matar. Foi só para o assustar”, contrapôs a arguida, em julgamento. Rosa admitiu beber álcool em excesso há dois anos, devido a dívidas e problemas conjugais. “Nós andávamos chateados. Eu desconfiav­a que ele tinha uma rapariga”, argumentou.

Raul nem viu a mulher. “Ouvi um disparo e senti algo na barriga. Meti-me dentro de casa e tranquei todas as portas”, contou em tribunal. “Ela sempre desconfiou de mim, por tudo e por nada”.

 ??  ?? Raul Duarte (à esquerda) foi atingido na barriga
Raul Duarte (à esquerda) foi atingido na barriga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal