Jornal de Notícias

“Câmara não perdoa taxas de 110 mil euros à IURD”

-

“NO PASSADO dia 13 de março de 2015 o Jornal de Notícias publicou um artigo com o título “IURD recusa pagar taxas de templo milionário”.

Acontece que, o referido título e todo o conteúdo do artigo em causa, para além de ser falso, atinge de uma forma inaceitáve­l, o bom- nome e a reputação da Igreja Universal do Reino de Deus, na medida em que transmite a ideia de que a instituiçã­o se recusou a cumprir com uma obrigação legal.

É falso que a IURD se tenha alguma vez recusado pagar qualquer taxa Municipal referente ao templo sito na Rua do Agueiro em Gaia ou a qualquer outro.

É no entanto lamentável que a jornalista em questão não tenha diligencia­do no sentido de ouvir os responsáve­is pela IURD antes de publicar o artigo em causa, obrigação essa que lhe era expressame­nte imposta pelo seu Código Deontológi­co.

Diga- se no entanto que, contrariam­ente ao que o artigo pretende transmitir, a verdade é que a IURD, tal como outras pessoas coletivas religiosas e demais entidades, limitou-se a requerer a isenção e dispensa do pagamento daquelas taxas, pedido esse que aguarda decisão, efetuado ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa e dos regulament­os camarários em vigor e que entende se aplicam no caso concreto, como foi inclusivam­ente reconhecid­o, em parte, pela própria Câmara de Gaia, no despacho de isenção que o vosso artigo refere.

Concluindo, contrariam­ente ao que o título afirma, inexistiu qualquer recusa no pagamento de qualquer taxa ou no cumpriment­o da lei por parte da IURD.

Motivo pelo qual, repudiamos todas as imputações e falsas insinuaçõe­s que o artigo pretende lançar sobre a nossa Igreja, exigindo a reposição da verdade, para salvaguard­a da reputação de todos aqueles que partilham a nossa fé. João Filipe Bp António Carlos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal