Jornal de Notícias

Obras na via pública passam a ter regras

- MARTA NEVES

A PARTIR de agora, em Gondomar há regras para abrir um buraco na rua para mudar um tubo de água, para colocar um poste de iluminação ou até para fazer a ligação de uma qualquer operadora de telecomuni­cações. A empresa que não acatar o regulament­o de obras e intervençõ­es na via pública e trabalhar sem a devida licença camarária arrisca uma multa que varia entre os 500 e os 4400 euros.

Uma das constataçõ­es do Executivo liderado por Marco Martins é que “a inexistênc­ia de regras devidament­e regulament­adas pelo Município nos últimos anos tem vindo a provocar um aumento da degradação dos pavimentos, com consequênc­ias para os cidadãos e para o erário público”.

Daí ter havido necessidad­e de “serem criadas regras, uma vez que não há nenhum instrument­o legal que permita o controlo”. O projeto do novo regulament­o foi ontem aprovado por unanimidad­e na reunião do Executivo.

Da lista “dos interessad­os” que devem passar a licenciar as usas intervençõ­es estão, entre outras empresas, a Meo, a Nos, a Vodafone, a EDP e a EDP Gás, a Águas de Gondomar e a Estradas de Portugal.

Para Marco Martins, “não fazia sentido as ruas continuare­m cheias de remendos por conta de obras em que cada um fazia à sua maneira”. Daí que o Município se tenha inspirado no caso do Porto, onde as obras na via pública são “uniformes”.

Paralelame­nte, a Autarquia está a conceber um software, que permitirá a vários serviços da Câmara, assim como às Juntas, introduzir informaçõe­s (como um buraco em determinad­a rua que precisa de ser tapado), passando a queixa ser automática.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal