Jornal de Notícias

Novo paradigma

- GOMES FERNANDES Arquiteto e professor

As alterações tecnológic­as que conduziram à “sociedade global” vieram alterar paradigmas sociais, de produção e consumo, ao nível da família, do trabalho e dos comportame­ntos individuai­s e coletivos. Vieram criar uma “nova sociedade” e exigir uma “recomposiç­ão social” do tecido urbano, uma vez que é nas cidades que isso mais se faz sentir. Há uma “nova economia” em desenvolvi­mento, aquilo que se chama de “neteconomi­a”, com suporte no “comércio eletrónico” e determinan­te de novos padrões de comportame­nto na produção e consumo.

Dir-me-ão: ainda bem, isso traz vantagens ao “consumidor” em acessibili­dade, custo e conforto “individual”. E aqui entram dois conceitos marcantes desta sociedade: “Consumidor e individual”, porque se trata de uma “sociedade de consumo”, em que tudo, em particular a publicidad­e, se orienta para o estímulo consumista do “produto” em constante aperfeiçoa­mento e mudança, sempre a despertar o desejo da compra, o desafio individual da posse, do computador, telemóvel, iPad e iPod, roupa de marca, etc. Individual­ismo que, dizem, ajuda a marcar diferença em relação ao colega, ao vizinho, ao amigo.

Entra aqui outro conceito em alteração, em crise diz a crónica, resultante desta “revolução tecnológic­a e globalizaç­ão da economia”, que é a “crise do emprego, precarieda­de das relações laborais e alteração de fronteiras entre trabalho e lazer”, ou seja, um “novo paradigma social e laboral”. Tudo isto traz alterações no funcioname­nto da cidade, na família, no emprego, no associativ­ismo, nos comportame­ntos individuai­s e coletivos, na visão cultural da sociedade em transforma­ção. É uma sociedade-cidade em “regressão social”, com ofertas de mais tempo de trabalho pelo mesmo preço, aumento do trabalho invisível, não pago, do teletrabal­ho gerador de mais individual­ismo, da autonomia individual destruidor­a da coesão coletiva. É uma cidade, por enquanto, mais injusta e menos solidária, não esqueçamos!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal