Jornal de Notícias

Situação da Grécia tratada à margem de cimeira

- JOÃO FRANCISCO GUERREIRO, EM BRUXELAS

OS LÍDERES europeus reúnem-se hoje e amanhã, em Bruxelas, numa cimeira com três temas na agenda oficial. A Grécia não consta da lista, mas será o tema dominante do encontro.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, contactou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk para que este convocasse uma reunião com o presidente do BCE, Mario Draghi, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, à margem da cimeira. Fonte diplomátic­a disse, à Lusa, que o encontro poderá ter lugar hoje, após o jantar.

Em Bruxelas, fala-se que “a situação da Grécia é complicada”, tendo em conta que o país tem de fazer pagamentos de dívida superiores a 2000 milhões de euros, já amanhã. E, no final do mês, terá de pagar salários e pensões.

Ninguém esconde que as negociaçõe­s com as instituiçõ­es, antes designadas como troika, “não estão a correr bem”, comentou uma fonte europeia, consideran­do que “se estivessem a correr bem, não teria havido o pedido de reunião”.

Nesta altura, resta ainda uma última tranche de 7000 milhões de euros, dependente da implementa­ção de reformas e de uma avaliação bem sucedida, em abril. O presidente do Eurogrupo já admitiu a possibilid­ade do montante ser entregue “em parcelas”. Mas tal decisão está sujeita a medidas.

“Serão negociaçõe­s difíceis”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, no Parlamento alemão, sem antecipar o que espera do resultado do encontro. Alexis Tsipras garantiu que “não vai desistir daquilo que prometeu”, acrescenta­ndo que o seu Governo espera “pressão de liquidez”.

 ??  ?? Alex Tsipras pediu uma reunião a cinco
Alex Tsipras pediu uma reunião a cinco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal