Jornal de Notícias

João Lobo Antunes devolve voz ao Conselho de Ética

Neurologis­ta é o novo presidente de um órgão que estava em gestão corrente

- Dina Margato dina.margato@jn.pt

O MÉDICO João Lobo Antunes vai assumir as funções de presidente da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), órgão consultivo que tem estado em gestão corrente devido à saída de Miguel Oliveira da Silva para a direção clínica do Hospital Santa Maria.

Desde julho, data do último parecer, que a voz do Conselho tem estado calada, tendo-se notado a sua falta em momentos-chave como o do acesso a medicament­os dispendios­os por doentes com hepatite C.

Nas suas primeiras declaraçõe­s, logo após a eleição pelos pares, os restantes 19 membros empossados ontem na Assembleia da República, João Lobo Antunes admitiu a existência de “vários pedidos pendentes”, sem contudo valorizar esta pausa nos trabalhos do organismo.

O atraso na composição deste Conselho deveu-se, segundo o presidente cessante, o médico Miguel Oliveira da Silva, à demora na proposta dos nomes pela Assembleia da República. O CNECV integra peritos de várias proveniênc­ias, desde o Conselho de Reitores, à Ordem dos Médicos e, neste quinto mandato, pela primeira vez, a Ordem dos Farmacêuti­cos.

O neurologis­ta João Lobo Antunes sublinhou a pertinênci­a, nos dias que correm, do acompanham­ento reflexivo das matérias considerad­as inovadoras em saúde. “Já estive neste Conselho, não no passado, mas no anterior, e as coisas têm mudado. Há cada vez mais participaç­ão do pú- blico” e, por isso, “é necessário ter uma visão muito mais plural sobre estes assuntos e não os deixar contaminar com aspetos ideológico­s”. A sua linha mestre de atuação será focada numa abordagem “sem preconceit­os e em exercício de liberdade”.

O nome de João Lobo Antunes para o cargo era esperado. “É uma escolha natural. Foi a minha escolha também”, declarou o bastonário dos médicos. José Manuel Silva reconheceu ainda que esta transição poderia ter sido mais curta, mas evita críticas e prefere sublinhar que “a sociedade esteve a funcionar”.

Entre os 20 membros do CNECV estão o teólogo e poeta José Tolentino de Mendonça, Carlos Maurício Barbosa, da Ordem dos Farmacêuti­cos, Pedro Pita Barros, professor de Economia da Universida­de de Lisboa, e Rita Lobo Xavier, da Universida­de Católica. Cinco deles foram indicados pelo Governo.

DEFENDE VISÃO DA INOVAÇÃO EM SAÚDE “SEM PRECONCEIT­OS E EM EXERCÍCIO DE LIBERDADE”

 ?? NUNO PINTO FERNANDES / GLOBAL IMAGENS ?? João Lobo Antunes aposentou-se em junho, aos 70 anos
NUNO PINTO FERNANDES / GLOBAL IMAGENS João Lobo Antunes aposentou-se em junho, aos 70 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal