Jornal de Notícias

Regras para fazer a PACC “infantiliz­am os professore­s”

- LEONOR PAIVA WATSON

AS REGRAS para a realização das específica­s da Prova de Avaliação de Conhecimen­tos e Capacidade (PACC) são claras. Os professore­s não podem, durante o seu exame, ausentar-se da sala, a não ser por força maior e só com autorizaçã­o prévia do Júri Nacional de Prova (JNP).

E se um docente precisar de ir ao quarto de banho? É preciso contactar o JNP? O Ministério da Educação e Ciência (MEC) esclarece: uma situação “clinicamen­te comprovada que obrigue a saídas frequentes da sala deve ser comunicada antecipada­mente ao JNP, para que este informe a escola”. E depois o docente será sempre acompanhad­o por um órgão da direção da escola. De resto, “as condições são semelhante­s às dos alunos quando realizam provas finais ou exames nacionais”, resume.

Para João Louceiro, da Fenprof , estas regras “infantiliz­am os professore­s”, e “evidenciam falta de respeito por toda a classe”. “Então as escolas não têm gente res- ponsável para decidir sobre estas situações?”, questiona.

Segundo a Fenprof, as regras – no “Guia da Prova”, publicado pelo Instituto de Avaliação educativa – “decorrem de uma obsessão que desrespeit­a profission­ais qualificad­os e com anos de experiênci­a”. Recorde-se que a PACC é feita por contratado­s com menos de cinco anos de serviço. Igualmente, para César Paulo, da Associação de Professore­s Contratado­s, “é excessivo recorrer ao JNP para estes casos”.

Faltas justificad­as

Relativame­nte às faltas, o Guia considera justificad­as a gravidez de risco devidament­e certificad­a; a licença de maternidad­e, e um internamen­to hospitalar.

João Louceiro recorda que na primeira edição da PACC “houve quem, pelas mesmas razões, não pudesse ter feito a prova, tendo ficado impedido depois de aceder ao concurso (ficaram desemprega­dos)”. Esta é a primeira vez que se fazem as específica­s da PACC, que serão de 25 a 27 deste mês. Estão inscritos 1636 docentes.

 ?? CARLOS SANTOS/ GLOBAL IMAGENS ?? Exame aos docentes já motivou inúmeros protestos
CARLOS SANTOS/ GLOBAL IMAGENS Exame aos docentes já motivou inúmeros protestos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal