Jornal de Notícias

DEU MULTIBANCO A FALSO COBRADOR DA EDP E FICOU SEM 400 EUROS

Burlão disse ser da EDP e convenceu vítima de que tinha multa para pagar

- Nuno Silva nsilva@jn.pt

O BURLÃO apresentou-se como funcionári­o da EDP e pediu para verificar o contador. Sozinha, Glória Ferreira, de 79 anos, residente nos Carvalhos, em Gaia, deixou-o entrar em casa e acabou por ficar sem 400 euros do cartão multibanco, mais 75 euros que guardava num envelope.

O indivíduo vestia fato e aparentava cerca de 40 anos. Antes de atacar, por volta das 17 horas de anteontem, terá rondado a zona para saber quem ali vivia. Viu na idosa o alvo perfeito. “Tocou à campa e eu fui à janela. Disse-me que vinha contar a luz”, recordou a vítima, ao JN. O passo seguinte foi convencer Glória de que tinha de pagar uma “multa”, senão “cortava a luz”. “Eram cento e tal euros. Eu achei estranho, mas entreguei-lhe um envelope com 75 euros, que tinha separado para pagar as contas da luz e da água. Ele disse que não chegava, que queria mais”, continuou a lesada.

O homem, que terá entretanto ficado mais agressivo, tendo mesmo empurrado a septuagená­ria, aceitou depois o cartão multibanco como meio de pagamento. Glória Ferreira forneceu-lhe o cartão e o código. O vigarista não perdeu tempo, deslocando-se a uma caixa automática nas imediações, onde levantou o máximo possível – 400 euros. Estranhand­o a demora do indivíduo, a vítima foi ter com uma vizinha e apercebeu-se de que tinha caído no conto do vigário. “Fomos logo ao banco para cancelar o cartão, mas já foi tarde”, lamentou, frisando que ficou sem todas as poupanças do mês.

A filha, Lúcia Almeida, tinha estado a fazer companhia à mãe durante a tarde, mas saiu de casa pouco antes. O burlão terá esperado para apanhar Glória sozinha.

MULHER FICOU TAMBÉM SEM 75 EUROS QUE TINHA PARA PAGAR LUZ E ÁGUA

 ??  ??
 ?? PEDRO GRANADEIRO/GLOBAL IMAGENS ?? Glória Ferreira, de 79 anos, estava sozinha em casa
PEDRO GRANADEIRO/GLOBAL IMAGENS Glória Ferreira, de 79 anos, estava sozinha em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal