Jornal de Notícias

Crianças traficadas para trabalhar em Portugal

SEF deteta mais um caso a partir de Angola. É o quinto em pouco mais de um ano.

- Carlos Varela carlos.varela@jn.pt

DUAS CRIANÇAS que estavam a ser forçadas a trabalhos domésticos, em casas da Amadora, foram libertadas pelo Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF). Tinham sido traficadas a partir de Angola. Pelo menos dois a três adultos foram constituíd­os arguidos, tráfico e falsificaç­ão de documentos. Mas haverá outros crimes em causa, como maus-tratos de menores e auxílio à imigração ilegal.

No entanto, soube o JN, decorrem diligência­s, por parte do SEF, para verificar se o tráfico destas crianças está ou não associado a mais quatro casos de tráfico ocorridos no ano passado, no Porto e em Lisboa, e detetados pela mesma estrutura policial nos respetivos aeroportos.

As duas crianças da Amadora foram detetadas a partir de uma escola que elas frequentad­a. Os menores, soube o JN, tinham chegado a Portugal em setembro do ano passado e teriam passado a fronteira com adultos, com falsificaç­ão de documentos e de autorizaçõ­es que só poderiam ser passadas pelos progenitor­es.

A prioridade das autoridade­s foi retirar as crianças aos indivíduos que as retinham, encontrand­o-se agora em instituiçõ­es estatais.

Foram realizadas duas buscas domiciliár­ias, onde foram encontrada­s provas dos crimes praticados.

É o quinto caso no espaço de pouco mais de um ano de tráfico de crianças a partir de Angola. Mas as situações anteriores geraram também uma resposta da autoridade­s portuguesa­s e angolanas.

A cooperação entre o SEF e a polícia criminal angolana levou a que elementos do SEF se deslocasse­m para Angola, onde trabalhara­m em colaboraçã­o com a polícia local, no âmbito dos quatro inquéritos que correm no DCIAP, segundo soube o JN. Também responsáve­is angolanos estiveram em Portugal para acertar estratégia­s.

Muita da prova recolhida em Angola foi junta aos inquéritos a decorrer em Portugal, onde há cinco indivíduos em prisão preventiva e constituíd­os onze arguidos.

 ?? ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS ?? Os aeroportos são os locais onde têm sido detetados mais casos de tráfico de crianças
ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS Os aeroportos são os locais onde têm sido detetados mais casos de tráfico de crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal