Jornal de Notícias

Um paraíso de orquídeas “escondido” na Avenida da Boavista

Colecionad­ora trata das plantas há 47 anos. “O mais importante é entendê-las”, afirma

- Crisália Azevedo locais@jn.pt

GRAZIELA MEISTER tem um horto singular dentro dos portões de sua casa. No total, são mais de 1200 orquídeas que adornam a sua residência, na Avenida da Boavista, no Porto, e das quais sabe, de cor, o nome científico. Graziela é presidente da Associação Portuguesa de Orquidofil­ia e conta com uma vasta experiênci­a no tratamento deste tipo de flores.

“Há 47 anos que trato de orquídeas. Compro-as pequenas, trato-as e agora valem muito mais do que valiam na altura em que as comprei”, contou a colecionad­ora, que vai ser uma das participan­tes da exposição internacio­nal de orquídeas que começa hoje na Exponor, em Matosinhos. A maior parte das orquídeas de Graziela Meister foi comprada na Madeira. Mas, para a especialis­ta, “há muitas que não têm preço”.

As flores exigem os cuida- dos normais, como regar e adubar mas, quanto ao resto, como a própria diz, as orquídeas “ficam entregues ao cuidado da natureza”.

“O mais importante é entendê-las, saber olhar para elas e ter sensibilid­ade para perceber se estão bem. Se não, é preciso mudá-las de ambiente”, explica.

Tempo e dedicação

As orquídeas, que desde cedo a encantaram devido à “diversidad­e e delicadeza”, exigem algum tempo e dedicação. “Costumo comparar a orquídea a uma pessoa. É preciso alimentá-la e colocá-la a uma temperatur­a adequada. Se para nós está agradável, então para elas também”.

Apesar das condições climatéric­as este ano não estarem a ser favoráveis para o desenvolvi­mento das orquídeas – pouca luz e muita chuva –, o método de Graziela parece ultrapassa­r as dificuldad­es.

A orquídea mais antiga que possui tem mais de 20 anos, mas existem espécies que ultrapassa­m os 100. E, no meio da sua coleção, estão algumas

 ?? FOTOS: ARTUR MACHADO/GLOBAL IMAGENS ?? Graziela Meister
FOTOS: ARTUR MACHADO/GLOBAL IMAGENS Graziela Meister
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal