Jornal de Notícias

Mais processos para poucos funcionári­os

O mesmo número de trabalhado­res (36) tem em mãos perto de 5500 processos

- AMANHÃ: TRIBUNAL DE PESO DA RÉGUA GLÓRIA LOPES

A FALTA de recursos humanos é a maior dificuldad­e sentida no Tribunal de Bragança desde que passou a instância central da comarca devido à Reforma Judicial posta em marcha de outubro do ano passado pela ministra da Justiça.

Para ali foram transferid­os cerca de dois mil processos de julgamento coletivo, de valor superior a 50 mil euros, e mais de 1200 processos de cinco tribunais que passaram a secção de proximidad­e.

A instância central tem em mãos perto de 5500 processos, deu conta uma fonte oficial. O serviço continua a ser assegurado por 36 funcionári­os, existindo um défice que chega aos 30%. Os trabalhado­res são “obrigados a fazer horas extraordin­árias” para assegurar o serviço.

O edifício do tribunal está, por estes dias, a rebentar pelas costuras. “O espaço é pequeno, porque há mais movimento de processos e de pessoas”, explicou, ao JN, o administra­dor judicial Lázaro Falcão. O tribunal dispõe apenas de duas salas de audiências, os gabinetes dos magistrado­s são pequenos e partilhado­s, no Ministério Público falta espaço e salas para ouvir testemunha­s. A situação pode melhorar em breve pois parte dos serviços vão ser transferid­os para as antigas instalaçõe­s da Conservató­ria Civil e Predial.

Mas até lá, outro problema do velho Palácio da Justiça prende-se com as deficiente­s condições de aqueciment­o. Apenas dispõe de radiadores a óleo. “O que não satisfaz as necessidad­es porque as temperatur­as são muito baixas”, deu conta o administra­dor judicial. Existe, porém, um projeto do Instituto de Gestão Financeira e de Equipament­os da Justiça que prevê a dotação de aqueciment­o central no edifício, que poderá avançar ainda este ano.

 ?? FOTOS: GLÓRIA LOPES ?? Tribunal tem cada vez mais movimento de processos e de pessoas
FOTOS: GLÓRIA LOPES Tribunal tem cada vez mais movimento de processos e de pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal