Jornal de Notícias

PS quer acordo político prévio sobre Banco de Portugal

- CARLA SOARES

FERRO RODRIGUES escreveu, ontem, aos restantes líderes parlamenta­res pedindo, com urgência, uma posição sobre a alteração proposta por António Costa ao modelo de designação do governador do Banco de Portugal. Na carta, a que o JN teve acesso, diz que o PS concordari­a “em dar início a uma revisão constituci­onal extraordin­ária e cirúrgica” para clarificar o processo de designação, desde que “fosse previament­e garantido o acordo político necessário para a sua viabilizaç­ão”.

A proposta do PS assenta num processo de designação que, partindo da iniciativa do Governo, passa por uma audição e emissão de parecer pela comissão competente da Assembleia e culmina na nomeação por decreto do presidente da República. Uma solução que reforçaria “a independên­cia e a credibilid­ade do Banco de Portugal”, disse, por sua vez, o deputado Eduardo Cabrita, ao JN.

Na sua carta, Ferro Rodrigues explica que, uma vez suscitadas dúvidas sobre a constituci­onalidade da atribuição de um novo poder ao presidente da República por lei da Assembleia, o PS considera “essencial conhecer a posição” das outras bancadas.

A revisão constituci­onal para a qual quer acordo incidiria exclusivam­ente sobre o estatuto do Banco de Portugal, aditando uma norma sobre o processo de designação dos membros. O objetivo é “reforçar a solidez institucio­nal do mandato do governador” mas “evitando uma injustific­ada querela constituci­onal”.

Ferro anuncia que, em qualquer caso, o PS “apresentar­á sempre para debate no dia 10 de abril um projeto de lei consagrand­o a intervençã­o da Assembleia no processo de designação do governador”.

 ?? JOSE MANUEL RIBEIRO / GLOBAL IMAGENS ?? Ferro Rodrigues quer evitar “querela constituci­onal”
JOSE MANUEL RIBEIRO / GLOBAL IMAGENS Ferro Rodrigues quer evitar “querela constituci­onal”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal