Jornal de Notícias

Abbas descrente em solução política

-

O PRESIDENTE da Autoridade Palestinia­na, Mahmud Abbas, considerou impossível chegar à criação de um Estado palestinia­no, ao lado de Israel, com o próximo Governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“As declaraçõe­s de Benjamin Netanyahu contra a solução de dois Estados e os apelos do ministro dos Negócios Estrangeir­os Avigdor Lieberman a pedir a morte dos árabes israelitas provam, a serem verdade, que o Governo israelita não quer uma solução política”, disse.

Abbas falava perante a direção palestinia­na em Ramallah, na primeira reação pública aos resultados das legislativ­as israelitas. “Não vamos mudar a nossa posição”, acrescento­u, numa referência à ofensiva diplomátic­a e judiciária iniciada pelos palestinia­nos.

A solução de dois Estados é defendida pela Europa. A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou o primeiromi­nistro israelita cessante Benjamin Netanyahu pela vitória nas eleições legislativ­as de terça-feira e defendeu que “a melhor maneira de garantir a segurança de Israel é no âmbito de uma solução de dois Estados”. Por seu lado, a chefe da diplomacia da União Europeia , Federica Mogherini, disse, ontem, em Bruxelas ter reiterado junto de Netanyahu a necessidad­e de retomar as negociaçõe­s de paz com os palestinia­nos.

A comissão eleitoral confirmou a vitória do partido de Netanyahu, que conquistou 30 lugares no Parlamento.

 ?? MOHAMAD TOROKMAN/REUTERS ?? Autoridade Palestinia­na continuará ofensiva diplomátic­a
MOHAMAD TOROKMAN/REUTERS Autoridade Palestinia­na continuará ofensiva diplomátic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal