Jornal de Notícias

“A ARTE É UMA OPORTUNIDA­DE DE MOSTRARMOS A NOSSA IDENTIDADE”

- CRISÁLIA AZEVEDO

“VILA NOVA DE GAIA é uma cidade de arte e de artistas”, foram palavras proferidas ontem por Agostinho Santos, diretor da 1.ª Bienal de Arte de Gaia, na inauguraçã­o do Gabinete de Informaçõe­s da mostra, na Avenida da República, em Gaia.

O gabinete, situado em frente à Casa da Cultura, funciona como um espaço de divulgação e informação mas espera-se que, até à abertura da Bienal, agendada para 11 de julho, venha a acolher várias iniciativa­s, entre elas conversas e colóquios sobre arte.

Apesar de, para o diretor, “não ser fácil avançar com a ideia”, a Bienal é um projeto que contribui para o “enriquecim­ento cultural” do município e vem “honrar e divulgar as obras dos artistas”. Desta forma, o gabinete surge como “a primeira pedra para uma bienal consolida- da”, disse Agostinho Santos.

De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, “há muito trabalho pela frente, mas a arte é uma oportunida­de para mostrarmos a nossa identidade”, sublinhand­o que são os artistas as personagen­s principais da iniciativa e que esta foi, apesar dos constrangi­mentos financeiro­s, a altura ideal para o seu desenvolvi­mento.

Também Pedro Abrunhosa esteve presente e, enquanto artista e um dos padrinhos do projeto, teve uma palavra a dizer. “A arte é um património imaterial e quando todos partem, ela permanece na História. Gaia entrou agora para um mercado bastante competitiv­o”, frisou o artista pop.

1.ª BIENAL DE ARTE DE GAIA VAI DECORRER DE 11 DE JULHO A 8 DE AGOSTO

 ?? FÁBIO POÇO/GLOBAL IMAGENS ?? Abrunhosa, padrinho da Bienal, e o autarca Eduardo Vítor
FÁBIO POÇO/GLOBAL IMAGENS Abrunhosa, padrinho da Bienal, e o autarca Eduardo Vítor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal