Jornal de Notícias

Poupanças no hospital deixam visitas sem controlo

Aveiro Apenas dois seguranças num edifício onde entra quem quer, para desespero dos profission­ais de saúde e risco dos doentes

- João Paulo Costa joaopaulo.costa@jn.pt

Os doentes e os profission­ais do Hospital de Aveiro estão à mercê dos visitantes, tenham estes as melhores ou as piores das intenções para com os doentes. Há largos meses que a administra­ção do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), onde Aveiro está integrado, decidiu desinvesti­r na segurança, deixando de controlar as visitas. Existem apenas dois elementos de uma empresa privada, um à entrada do hospital, mas que se limita a controlar o parque de estacionam­ento, e outro à porta da urgência. Conforme comprovou o JN anteontem (ver texto em baixo), qualquer um pode entrar e circular por (quase) todo o lado, para desespero dos profission­ais do hospital, que se queixam de invasões das enfermaria­s.

A decisão de “abrir o hospital à população”, foi esse o argumento utilizado pelo anterior presidente do Conselho de Administra­ção, Jo- sé Afonso, entretanto substituíd­o por Aurélio Rodrigues, que não respondeu ao JN (ver caixa), permitiu poupar 50 mil euros por ano.

A decisão não foi compreendi­da sequer por outros administra­dores, tendo dois deles (Ana Lúcia e Pedro Almeida) criticado a medida, “que põe em causa a segurança de doentes e profission­ais”, na carta de demissão enviada em março ao ministro da Saúde . “A política de porta aberta da instituiçã­o permite que não haja qualquer controlo das visitas a doentes internados, sendo frequente ver, por exemplo, pessoas a pedir esmolas no interior dos edifícios do Hospital de Aveiro”, escreveram os administra­dores.

A falta de controlo nas entradas durante o horário das visitas (anteriorme­nte apenas deixavam entrar duas pessoas por doente) estendese ao exterior, tendo um ex-administra­dor encontrado um indivíduo a fumar droga no jardim do hospital durante o dia, aproveitan­do a ausência de vigilância.

 ??  ?? Hospital de Aveiro de portas abertas, para descontent­amento dos trabalhado­res
Hospital de Aveiro de portas abertas, para descontent­amento dos trabalhado­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal