Jornal de Notícias

“Este Governo não aprendeu a lição”

Viseu Líder do PS anuncia “documento inovador” para os próximos quatro anos

-

O secretário-geral do PS defende que o desenvolvi­mento do país está dependente da fixação dos jovens qualificad­os, que acabam por emigrar por falta de emprego ou para fugir à precarieda­de. Foi a primeira crítica de António Costa ao Governo, num encontro que ontem juntou militantes e simpatizan­tes do PS em Viseu.

“O país não se moderniza perdendo os seus melhores. O país só se desenvolve se fixar esse conhecimen­to que resulta do investimen­to do Estado, das autarquias e, sobretudo, das famílias”, justificou.

António Costa recordou os jo- vens qualificad­os que emigraram nos últimos anos. “Não emigraram todos por falta de emprego”, alertou. “Muitos emigraram mesmo tendo emprego, ou melhor, ocupação. Mas o que lhes era oferecido era a precarieda­de, salários indignos e condições indignas”.

De acordo com o líder do PS, todos julgavam que a emigração “tinha ficado nos anos 60 e que não mais voltaria. Mas a verdade é que o retrocesso foi tão grande, que é preciso regressar 50 anos, a 1966, para termos um ano com tantos emigrantes a sair do país como tivemos em 2013”, apontou.

Ao longo do seu discurso, o líder socialista sublinhou que “o Governo fracassou nos seus objetivos” nos últimos quatro anos. “Não temos hoje melhores finanças públicas, nem melhor economia com mais cresciment­o e mais emprego, nem melhores condições de vida”.

No seu entender, “a conclusão a que temos de chegar, no final desta legislatur­a, é de que o Governo falhou na gestão da dívida, na economia, não aprendeu a lição e não quer mudar. Pelo contrário, mantém um radicalism­o ideológico que o vai fazer prosseguir o mesmo caminho. A única forma é mudar de Governo e mudar de política”.

António Costa aproveitou ainda para informar que o PS vai apresentar em breve “um documento inovador”, com a estratégia a desenvolve­r nos próximos quatro anos. “Pretendemo­s a participaç­ão dos cidadãos. É falsa a ideia de que os portuguese­s estão desinteres­sados da política. O que os portuguese­s estão desinteres­sados é da politiquic­e”, sublinhou.

O secretário-geral do PS defendeu a necessidad­e de se elaborar “um programa mobilizado­r”, que não seja só do partido, mas em que o conjunto da sociedade se reveja. “A participaç­ão é essencial. Os partidos são acima de tudo associaçõe­s de cidadãos”, concluiu.

Numa altura em que pouca gente do PS quer atravessar-se pela candidatur­a presidenci­al de António Sampaio da Nóvoa, Carlos César afirmou que o ex-reitor da Universida­de de Lisboa pensa Portugal “com serenidade”, sendo por isso uma das personalid­ades que “melhor representa” aquilo de que o país precisa. O presidente dos socialista­s, também ele tido como presidenci­ável, fez ontem esta curta declaração à chegada à sessão solene de comemoraçã­o do terceiro aniversári­o da elevação a cidade da Lagoa, nos Açores, cujo orador foi justamente Sampaio da Nóvoa, mas recusou responder a outras perguntas sobre o mesmo tema. O ex-reitor não fez declaraçõe­s.

Filosofia Prémio para alunos portuguese­s

Três portuguese­s foram distinguid­os com as medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia, entre Portugal, Espanha, Costa Rica, México e República Dominicana. Cada país inscreveu cinco alunos.

Debate Joana Amaral Dias vai ao Clube

A antiga dirigente do Bloco de Esquerda e fundadora do movimento político “Agir”, Joana Amaral Dias, é a convidada de hoje do debate do Clube dos Pensadores, às 21.30 horas, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

A Comissão Sindical Negociador­a da Galp Energia vai pedir, hoje, a mediação do Ministério do Trabalho para desbloquea­r as negociaçõe­s salariais, com uma tribuna pública marcada para quinta-feira e uma greve perspetiva­da para maio.

Religião Bispos reunidos em Fátima para reflexão sobre a família

 ??  ?? “Portuguese­s não estão fartos de política mas de politiquic­e”, diz António Costa
“Portuguese­s não estão fartos de política mas de politiquic­e”, diz António Costa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal