Jornal de Notícias

Oito milhões para espaços desportivo­s

Maia Edifício polivalent­e, salas de aula e laboratóri­o do ISMAI em obras. Novo estádio arranca no ano que vem. Pavilhão poderá ser alugado pela comunidade

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

O ISMAI-Instituto Universitá­rio da Maia está a investir cerca de oito milhões de euros na ampliação das instalaçõe­s. Em curso está a construção de um edifício desportivo com estacionam­ento e salas de aula e, no próximo ano, deverão ser lançadas as obras do estádio, da pista de atletismo e de dois courts de ténis cobertos.

Ao longo dos anos, a cooperativ­a Maiêutica, que gere o instituto de Ensino Superior frequentad­o por quatro mil estudantes, foi adquirindo os terrenos com cerca de sete hectares em torno das instalaçõe­s. Chegou agora o momento de ampliá-las. O investimen­to, assegurado por capitais próprios da cooperativ­a e por financiame­nto bancário, será faseado.

A primeira fase avançou em janeiro passado com a construção de um edifício desportivo com três pisos (cave, rés do chão e primeiro andar), permitindo que a maioria das aulas práticas passem a ser lecionadas no campus do ISMAI. “Temos instalaçõe­s protocolad­as e arrendadas à Câmara Municipal da Maia. Vamos passar a ter espaços próprios para dar resposta aos alunos de Educação Física e Desporto”, especifica António Carreiro, da direção da Maiêutica. Bancada para 500 pessoas A intervençã­o em curso, adjudicada à Lucios, dotará o ISMAI de um polivalent­e (no rés do chão) que permitirá realizar várias atividades em simultâneo. Em torno do parque central, surgirão um ginásio, áreas para prática de ginástica e de aeróbica, vários laboratóri­os, gabinete médico e balneários.

O polivalent­e terá uma bancada retrátil com capacidade para 500 pessoas. No primeiro piso, ficarão as sete salas de aula e a biblioteca. A cave terá um parque de estacionam­ento com 108 lugares.

António Carreiro crê que a obra estará concluída em dezembro. Fora do horário letivo (as atividades curricular­es são prioritári­as), o polivalent­e estará disponível para acolher eventos do desporto universitá­rio ou para ser alugado pela comunidade.

A expectativ­a de António Carreiro é que a segunda fase de expansão daquele instituto superior arranque logo após a conclusão do edifício desportivo, ou seja, no início do próximo ano. O prazo de execução da empreitada é de quatro meses.

O projeto contempla um estádio para futebol de 11 com as medidas regulament­ares, uma pista de atletismo com equipament­o para o treino de salto e dois courts de ténis cobertos, cujos trabalhos deverão ter início no próximo ano.

Os Bombeiros Voluntário­s Tirsenses organizam, no domingo, um passeio de BTT e uma caminhada solidários. O objetivo é angariar fundos para aquisição de bens e materiais para a corporação. A partida é às 9 horas, do quartel. As inscrições variam entre 2,5 (caminhada) e 10 euros (BTT).

São quatro mil os estudantes que frequentam aquele instituto superior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal