Jornal de Notícias

Descobrir as aves de balão

Estarreja Feira internacio­nal de turismo de natureza e birdwatchi­ng proporcion­ou dois dias de atividades lúdicas, desportiva­s e palestras para especialis­tas e curiosos

- Zulay Costa locais@jn.pt M.S.

Do alto do balão conduzido por Rafael Mergulhão, é possível alcançar parte dos campos do BioRia, um refúgio para centenas de espécies animais e vegetais que tem atraído a atenção de especialis­tas. Esta foi uma das muitas atividades que, ontem, encerraram a 2.ª edição da feira internacio­nal dedicada ao turismo de natureza e birdwatchi­ng (observação de aves), a ObservaRia, em Estarreja,

O repto da Câmara foi aceite por dezenas de pessoas, apesar do vento e calor que dificultar­am a tarefa. Uns foram por mera curiosidad­e, outros empreender­am a viagem com projetos e ideias de negócios no horizonte (ver caixa).

Sónia Oliveira, 41 anos, deslocou-se de Gaia e foi a primeira a subir os 30 metros em voo cativo no balão de ar quente. A adrenalina, para esta praticante de parapente, não foi muita, mas a paixão pela natureza intensific­ou-se. Carla Matos, 42 anos, brasileira a estudar em Aveiro, levou a família para pedalar e ver aves. Não alcançou com os binóculos a garça-vermelha ou o peneireiro-cinzento, mas uma águia de e as cegonhas não escaparam. Visita guiada no telemóvel Os oito percursos cicláveis do BioRia, que totalizam cerca de 50 quilómetro­s, são percorrido­s anualmente por milhares de visitantes, que se mostram cada vez mais exigentes e atentos. Por isso, foi lançada no sábado uma aplicação para telemóveis (descarrega­da no Google Play e Apple Store) que tem os percursos georrefere­nciados e assinalado­s pontos de interesse, em português e inglês. Inclui um guia de campo com informaçõe­s sobre 120 espécies. Em breve, será adicionada a possibilid­ade de pesquisa. É uma visita guiada, para fazer ao ritmo de cada um, sem se perder nem ficar sem saber que ave ou flor era aquela que avistou.

Uma centena de pessoas correu, ontem, a favor dos Voluntário­s de Viana nas ruas da cidade. A iniciativa foi apadrinhad­a pela antiga campeã do mundo de maratona Manuela Machado, que cumpriu os oito quilómetro­s do percurso. A corrida permitiu angariar cerca de 700 euros.

 ??  ?? Há 160 espécies de pássaros identifica­dos para ver nos campos do BioRia
Há 160 espécies de pássaros identifica­dos para ver nos campos do BioRia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal