Jornal de Notícias

Outro cão resgatado da falésia

- LAGOA MARISA RODRIGUES

Os Bombeiros de Lagoa voltaram a resgatar um cão de uma falésia em Ferragudo. É o segundo caso com contornos semelhante­s e na mesma zona, em apenas quatro dias. O animal, salvo anteontem, tem uma fratura grave na lombar que afeta a medula e que o impede de se manter de pé. E está incontinen­te. Sofreu uma queda de cerca de 20 metros e deverá ser hoje operado numa clínica em Carvoeiro.

A Polícia Marítima (PM) está a investigar se a queda foi acidental ou se o cão foi atirado da falésia, o que configura um crime de maus-tratos. Se, neste caso, há dúvidas sobre as circunstân­cias da queda, no primeiro, registado terça-feira, a GNR tem a certeza de que tratou de um crime, uma vez que o cão tinha um pedaço de cimento atado ao pescoço por uma corda. O autor ainda não foi identifica­do.

As duas situações têm vários pontos em comum: ambas ocorreram em falésias junto à praia do Caneiro e os cães ficaram em locais de onde não conseguiam fugir, tendo sido resgatados pelos Voluntário­s de Lagoa.

Pescadores viram o animal numa saliência da arriba, com cerca de 55 metros de altura, e alertaram a PM, que pediu auxílio aos bombeiros. Foi levado para a Villapet – clínica veterinári­a Praia do Carvoeiro, onde ainda estava internado ontem.

Segundo a veterinári­a Cláudia Cardoso, estava “anémico, cheio de carraças, pulgas e larvas de moscas e com uma dermatite”. Os exames revelaram “uma paresia, ou seja, consegue mexer-se, mas não se mantém de pé. A gravidade da lesão na coluna só será confirmada hoje durante a cirurgia.

 ??  ?? A clínica veterinári­a divulgou o caso no Facebook e tem recebido donativos para ajudar a pagar as despesas do tratamento
A clínica veterinári­a divulgou o caso no Facebook e tem recebido donativos para ajudar a pagar as despesas do tratamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal