Jornal de Notícias

Fator Nóvoa perturba Direita

Presidenci­ais PS começa a não ter alternativ­a e PSD/CDS-PP devem lançar Rui Rio

- Alfredo Maia amaia@jn.pt

O “comentador de direita” –como o próprio se assume – Marcelo Rebelo de Sousa advertiu ontem o PSD e o CDS-PP para o “forte potencial” da eventual candidatur­a do antigo reitor da Universida­de de Lisboa Sampaio da Nóvoa à Presidênci­a da República e previu que ambos possam apoiar o ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

“Um dos problemas da Direita é que não está a ver o filme”, observou no habitual comentário dominical na TVI, analisando o ambiente pré-eleitoral em torno de hipóteses de candidatur­as avançadas nomeadamen­te através dos meios de comunicaçã­o social.

O antigo secretário-geral do PS e antigo primeiro-ministro António Guterres declarou, na última semana, que não é “candidato a candidato”. O antigo presidente da Assembleia da República Jaime Gama também declina. E o antigo comissário europeu António Vitorino também não quer avançar.

“Começa a parecer que não há alternativ­a ao PS no apoio a Sampaio da Nóvoa”, comentou, subscreven­do a avaliação do “histórico” socialista e ex-candidato presidenci­al Manuel Alegre, segundo a qual o seu partido não pode repetir os erros nas opções, pelo que deve dar suporte à candidatur­a de Nóvoa.

Reagindo a críticas da Direita e do seu próprio partido (PSD) à apreciação que fez há uma semana, Marcelo insistiu no “potencial” da candidatur­a de Nóvoa. “E se, além de Soares e de Sampaio, tiver o apoio de Ramalho Eanes, a coisa pia mais fino!”, avisou.

O que resta ao PSD e ao CDS? Entenderem-se para encontrar um candidato comum e também para antecipar a escolha e o anúncio, prescreve o comentador.

“O fator Sampaio da Nóvoa vai contaminar as legislativ­as e levar o PSD a antecipar o candidato”, vaticinou, admitindo como “não impossível” que a escolha recaia sobre Rui Rio. “Pode não ser o preferido dos dois (PSD e CDS), mas congrega mais do que Pedro Santana Lopes”.

“Um dos problemas da Direita é não estar a ver o filme” Uma escola em S. Tomé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal