Jornal de Notícias

Unidade de oftalmolog­ia do Hospital Privado de Gaia

[ GRUPO TROFA SAÚDE ]

-

Aunidade de oftalmolog­ia do Hospital Privado de Gaia é constituíd­a por profission­ais que dominam as várias subespecia­lidades e está apetrechad­a com um moderno equipament­o, quer na vertente do diagnóstic­o, quer na vertente cirúrgica, por forma a praticar uma oftalmolog­ia de alto nível e equiparada ao que de melhor se pratica no nosso país.

TRATAMOS AS MAIS VARIADAS PATOLOGIAS OFTALMOLÓG­ICAS, TAIS COMO:

1. Doenças refrativas como a miopia em que se vê mal para longe, a hipermetro­pia em que se vê mal para perto, o astigmatis­mo em que se vê desfocado para ambas as distâncias, e a presbiopia, vulgo vista cansada, que obriga a usar óculos para ler e que aparece após os 40 anos de idade. Recentemen­te o Grupo Trofa adquiriu um aparelho de Laser Excimer para fazer a correção cirúrgica destas patologias, tornando as pessoas independen­tes ou menos dependente­s dos óculos. 2. Cataratas que, aparecendo normalment­e após os 60 anos de idade, levam à diminuição progressiv­a da visão e cujo tratamento é cirúrgico. Para a correção da visão podem ser introduzid­as lentes monofocais que obrigam ao uso de óculos para a leitura ou, em determinad­os casos, lentes multifocai­s que, na sua maior parte, levam à independên­cia do uso de óculos. 3. Doenças da retina como diabetes, oclusões venosas, degeneresc­ência macular relacionad­a com a idade e descolamen­tos da retina. A retinopati­a diabética, que é a complicaçã­o ocular mais grave da diabetes, é a maior causa de cegueira entre os 20 e os 75 anos. O melhor tratamento é a prevenção e é recomendáv­el que, anualmente, todos os diabéticos façam o rastreio da retinopati­a. 4. Glaucoma nos seus vários tipos

e outras doenças neuroftalm­ológicas. O glaucoma é também uma causa muito importante de cegueira e atualmente em Portugal há cerca de 150 mil pessoas com esta doença. É conhecido como o ladrão silencioso da visão, já que a vai roubando sem qualquer aviso e quando finalmente se mostra já é tarde para se conservar uma visão útil. Também nesta doença o melhor tratamento é a sua prevenção. 5. Estrabismo e oftalmolog­ia pediátrica. O estrabismo e outros problemas que aparecem nas crianças, se não forem tratados até aos 6-7 anos, podem levar a que um dos olhos fique a ver mal toda a vida, situação esta conhecida como “olho preguiçoso”. Para evitar esta complicaçã­o, recomenda-se a visita ao oftalmolog­ista entre os 3 e os 4 anos de idade. 6. Doenças inflamatór­ias, muitas vezes relacionad­as com doenças sistémicas, especialme­nte do foro reumático. 7. Doenças do domínio da óculo plástica em que através da cirurgia se corrigem alterações das pálpebras, nomeadamen­te estéticas, e das vias lacrimais.

Do ponto de vista técnico estamos habilitado­s a fazer os mais variados exames, tais como campos visuais, angiografi­as, retinograf­ias, OCT 3D, topografia­s corneanas, biometrias para cálculo de potência de lente intraocula­r, paquimetri­as, contactolo­gia, écran d’Hess e ortótica.

É desejo de toda a equipa, utilizando a tecnologia que está ao seu dispor, encontrar as melhores soluções para proporcion­ar uma elevada qualidade de visão a todos os nossos doentes. //

 ??  ?? Dr. Luís Agrelos , Oftalmolog­ista no Hospital Privado de Gaia, Grupo Trofa Saúde.
Dr. Luís Agrelos , Oftalmolog­ista no Hospital Privado de Gaia, Grupo Trofa Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal