Jornal de Notícias

Governo vai proibir cigarros eletrónico­s

Dispositiv­os que contêm nicotina diluída serão equiparado­s a cigarros normais e banidos dos espaços públicos fechados

- Dina Margato dina.margato@jn.pt

O Ministério da Saúde quer proibir o consumo dos cigarros eletrónico­s com nicotina em espaços públicos fechados. Ou seja, o que hoje é regra para os cigarros normalizad­os passará a ser igualmente norma para estes dispositiv­os, “pelo menos” para aqueles que contêm nicotina diluída.

A proposta já chegou ao Conselho de Ministros e será avaliada dentro de dias. “A minha opinião é de que pelo menos os cigarros eletrónico­s que contêm nicotina não devam ser consumidos nos locais destinados a não fumadores. Essa proposta está em cima da mesa”, adiantou ontem o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa. “Pelo menos esses”.

Este aspeto em particular é importante no contexto da transposiç­ão da diretiva europeia, porque não faz parte das obrigações dos estados-membros fazê-lo. Mas o assunto acabou por integrar a lista das recomendaç­ões. “A diretiva não harmoniza regras sobre ambientes sem fumo de tabaco. Cabe aos estados-membros regulament­ar tais matérias na sua jurisdição. E nesse sentido são incentivad­os a fazê-lo”.

Além da fixação de imagens e le- treiros chocantes a ocupar 65% dos maços, sobressai nesta regulação europeia o primeiro conjunto de normas para os cigarros eletrónico­s, até aqui num vazio legal.

A nova lei vai exigir indicações precisas sobre o conteúdo dos cartuchos, a lista dos ingredient­es, o teor de nicotina e a libertação da dose, e, inclusive, uma declaração de que o fabricante e o importador assumem a responsabi­lidade pela qualidade e segurança do produto. Será igualmente obrigatóri­o que incluam avisos de que o produto não é recomendad­o a jovens e não fumadores, além de os comerciant­es terem de garantir que todas as peças sejam seguras ao manuseamen­to das crianças.

Já a erradicaçã­o do fumo de todos os espaços públicos está prevista, mas deverá ser feita de forma faseada. Isto para atender aos investimen­tos feitos por alguns estabeleci­mentos com áreas para fumadores. “Nunca será antes de 2020”, referiu o governante.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal