Jornal de Notícias

Escola investiga mais três casos de conduta imprópria

Póvoa de Lanhoso Professora acusada de relacionam­ento íntimo com aluno foi suspensa sem suporte legal

- Emília Monteiro locais@jn.pt

A direção da Escola Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, moveu mais três processos disciplina­res contra outros tantos docentes por “comportame­ntos impróprios”. Há duas semanas, foi suspensa, por 90 dias, uma professora de Físico-Química por, alegadamen­te, manter “um relacionam­ento íntimo” com um aluno de 14 anos.

A professora suspensa e a direção da escola esperam agora pela chegada da Inspeção-Geral da Educação. Será este organismo a apurar se a suspensão da docente, sugerida pela diretora da escola mas decidida pelo diretor regional de Educação, tem ou não fundamento.

Os restantes processos disciplina­res que correm no estabeleci­mento de ensino prendem-se com atos que Luísa Sousa Dias, respon- sável pelo estabeleci­mento, classifica de “má conduta”.

Ontem, um novo professor de Físico-Química começou a lecionar em regime de substituiç­ão da docente suspensa. “Tudo o que fizemos foi muito acautelado e feito com a serenidade necessária para não prejudicar ninguém”, afirmou Luísa Sousa Dias. Em causa estará uma alegada “relação íntima” entre a professora e um aluno do 9º ano. O jovem disse ao JN ser “amigo” da professora e existir entre os dois uma “forte relação de amizade e nada mais”. Contudo, na escola, de acordo com os motivos evocados para a suspensão, a opinião seria outra. “Agimos de acordo com informaçõe­s que nos chegaram da comunidade educativa”, frisou a diretora.

João Magalhães, advogado da professora, alega que todo o processo disciplina­r foi feito de “forma verbal” e que a própria suspensão foi comunicada à docente de 32 anos “verbalment­e pela diretora da escola”. “Vamos avançar com uma providênci­a cautelar evocando, entre outros aspetos, a informalid­ade da decisão e informando, por isso, que não há razão para que a docente não volte à escola”, afirmou.

Aluno e professora negam qualquer relação para além da amizade embora confirmem múltiplos telefonema­s e várias boleias entre a escola e a casa do estudante, no carro da professora.

 ?? PAULO JORGE MAGALHÃES / GLOBAL IMAGENS ) ?? Novo professor de Físico-Química apresentou-se ontem na escola
PAULO JORGE MAGALHÃES / GLOBAL IMAGENS ) Novo professor de Físico-Química apresentou-se ontem na escola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal