Jornal de Notícias

Petição contra entrega do Oceanário a privados

Lisboa Primeira fase do processo de concessão já está em curso, mas autarca do Parque das Nações não aceita medida do Governo

- Ana Vitória anavito@jn.pt

A primeira fase de concessão do Oceanário de Lisboa, medida com a qual o Governo espera um encaixe de 40 milhões de euros, já está a decorrer com a abertura à receção de candidatur­as para a qual não foram divulgados prazos limite. José Moreno, o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, que lidera uma petição online onde se manifesta contra esta intenção, lamenta que a decisão, que também já foi liminarmen­te rejeitada, em fevereiro passado, pela Assembleia Municipal de Lisboa, não tenha sido objeto de discussão. E promete não deixar morrer o assunto.

“Continuamo­s a manter a peti- ção, que já leva mais de 1500 assinatura­s, e vamos mesmo desenvolve­r outras iniciativa­s com vista a alertar para os riscos da entrega da gestão do Oceanário a privados”, disse o autarca. José Moreno manifestou-se muito agastado com o facto de o Governo fazer orelhas moucas a soluções que lhe foram apresentad­as.

Turismo, Câmara e universida­de

“O Turismo de Lisboa manifestou interesse, de, conjuntame­nte com outros parceiros, nomeadamen­te a Câmara Municipal, e universida­de, assumir a gestão do equipament­o, garantindo a manutenção em funções da equipa que tem nele trabalhado e que o tem gerido. Sempre dissemos que apoiaríamo­s uma solução desse tipo. E esta continua a ser a nossa posição”, adiantou José Moreno ao JN. O autarca manifestou-se particular­mente chocado com o facto de o Governo não ter atendido à moção da Assembleia Municipal, aprovada por maioria, em que esta manifesta a sua oposição à possibilid­ade de concession­ar o Oceanário.

Não obstante a contestaçã­o, a operação de entrega da concessão do Oceanário a privados foi aprovada, em Conselho de Ministro, no passado dia 16 e começou um dia depois, contando para isso com a assessoria do Banco BIG. O Governo espera que seja suscitado “o interesse do maior número possível de candidatos”, nacionais ou estrangeir­os”, para desenvolve­r estrategic­amente este equipament­o.

 ?? GLOBAL IMAGENS ?? Um equipament­o públicode referência como o Oceanário de Lisboa poderá, a breve trecho, passar para a gestão privada. O Governo procura “candidatos com perfil adequado”
GLOBAL IMAGENS Um equipament­o públicode referência como o Oceanário de Lisboa poderá, a breve trecho, passar para a gestão privada. O Governo procura “candidatos com perfil adequado”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal