Jornal de Notícias

Ninguém disfarça a tensão no Bayern

Alemanha Abalo no clube passará a terramoto em caso de eliminação da Champions e nem Guardiola está seguro

- Nuno A. Amaral Em Munique nuno.a.amaral@jn.pt

Parece estranho que um clube que está à beira de se sagrar tricampeão alemão, com 12 pontos de avanço sobre o segundo, que está nas meias-finais da Taça da Alemanha e a meio caminho dos quartos de final da Champions, com hipóteses claras de se apurar, se tenha transforma­do num barril de pólvora depois da derrota na semana passada, no Dragão. Mas a verdade é que é isso mesmo que se passa no Bayern. O pedido de demissão do chefe da equipa médica, Hans-Wilhelm MüllerWohl­fahrt, que trabalhava no emblema bávaro havia mais de 30 anos, foi a ponta visível de um icebergue de tensão, motivada por uma série de lesões e de questiúncu­las entre o clínico e o treinador Pep Guardiola, que abalou a estrutura, quase sempre muito sólida, do clube de Munique.

“Os problemas andam no ar há vários meses, mas atingiram proporções enormes nas últimas semanas. São, de facto, lesões a mais e ao mesmo tempo. O plantel do Bayern é de alta qualidade, mas não dá para tudo”, afirma, ao JN, o jornalista Lutz Wockener, do diário “Die Welt”, pouco surpreendi­do com a situação, mas convencido de que uma eventual qualificaç­ão para as meiasfinai­s da Champions, seguida da conquista da Bundesliga, trará de volta a normalidad­e à Allianz Arena.

O facto é que, na véspera da receção ao F. C. Porto, é notória a ansiedade entre os germânicos, que o avançado Muller bem tentou disfarçar com um sorriso nervoso.

É estranho que um clube prestes a ser tricampeão alemão tenha virado um barril de pólvora

“Isto é que faz o Bayern tão interessan­te. É verdade que há muitos pontos de interrogaç­ão, mas o espírito da equipa é bom. Estamos concentrad­os no que temos de fazer e vamos ver o que acontece”, disse, ontem, o internacio­nal alemão, antes de o próprio Pep Guardiola ser confrontad­o com as críticas feitas por algumas das figuras do clube, como Franz Beckenbaue­r e Karl-Heinz Rummenigge. “Quando se perde num clube destes, não nos vão dizer que somos muito bonitos... Ainda assim, o ruído é muito menor do que nos sítios por onde passei antes. As pessoas pensam noutras coisas para além do futebol”, disse o técnico catalão, garantindo que vai cumprir o contrato com o Bayern, válido até 2016.

 ??  ?? A desilusão bem estampada nos rostos de Dante, Sebastian Rode e Philipp Lahm após o final do jogo no Estádio do Dragão
A desilusão bem estampada nos rostos de Dante, Sebastian Rode e Philipp Lahm após o final do jogo no Estádio do Dragão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal