Jornal de Notícias

Linha para cessação tabágica arranca dia 25 abril

- D.M.

A linha telefónica de aconselham­ento para deixar de fumar, anunciada pelo Governo no ano passado, mas sucessivam­ente adiada, vai finalmente arrancar. Está tudo a postos para que seja anunciada no dia 25 de abril, como confirmou o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Leal da Costa. O serviço surge numa altura em que os portuguese­s lideram a procura na plataforma para a cessação tabágica “Exsmokers.eu” , patrocinad­a pela Comissão Europeia (ver página ao lado).

O atendiment­o vai ser assegurada pelos 537 enfermeiro­s que integram a equipa Saúde 24, adianta Luís Pedroso Lima, responsáve­l pela empresa gestora daquela linha de aconselham­ento. Em caso de necessidad­e de reforço, se a afluência for maior do que as expectativ­as, voltar-se-á a recorrer aos 60 profission­ais de Coimbra, como se fez no pico da gripe.

O adiamento da abertura desta linha foi uma “medida de prudência”, explicou Luís Pedroso Lima. “Primeiro houve que dar resposta ao problema da legionela e depois por causa dos casos de gripe”.

A metodologi­a da linha de cessação tabágica segue as recomendaç­ões da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), “que têm tido uma taxa de eficiência extremamen­te elevada”. O acompanham­ento é gratuito, sendo a mais valia da linha a promessa de “feed back” – os técnicos podem contactar os fumadores.

Este tipo de instrument­o será sobretudo útil aos fumadores motivados. Aos que já experiment­aram por várias vezes deixar de fumar e falharam, ou àqueles a quem foram diagnostic­adas doenças graves e têm urgência em obter resultados, será sugerido um médico.

Por esclarecer continua, contudo, o modelo que será adotado para a compartici­pação dos medicament­os para quem quiser deixar de fumar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal