Jornal de Notícias

Portugal lidera Exsmokers.eu

Tecnologia Plataforma europeia conseguiu que um terço dos que pediram ajuda deixasse de fumar

-

Na plataforma europeia Exsmokers.eu, cujo lema é “Ex-fumadores são imparáveis”, apenas os fumadores ingleses e espanhóis ultrapassa­m, em número absoluto, os portuguese­s na procura de ajuda para largar o cigarro. Portugal soma 28 053 inscrições, contra 58 mil britânicas e 31 mil espanholas. Ora, sendo países cerca de cinco e 6,5 vezes maiores em termos populacion­ais, proporcion­almente, Portugal está na frente da procura.

Em funcioname­nto desde 2011, este projeto da comissão europeia posiciona também Portugal entre os que mais pediram ajuda no último mês auditado. Em fevereiro, apenas o Reino Unido e a Bélgica nos superavam.

Em altura de renovação, o balan- ço da atividade do Exsmokers é apresentad­o como positivo: “Uma em cada três – das mais de 431 mil pessoas inscritas – parou de fumar passados três meses”. A propósito, o comissário europeu da Saúde, Vytenis Andriukait­is, fez questão de lembrar que “morrem mais pessoas por causa dos cigarros do que em acidentes rodoviário­s, crimes ou consumo de drogas – juntos”. Falta de consultas O uso deste tipo de tecnologia­s (plataforma­s online e aplicações) ao serviço da saúde tem produzido bons resultados, acredita o pneumologi­sta José Boléo Tomé. “O importante é que as pessoas procurem ajuda e o recurso às novas aplicações está cada vez mais popular, por causa do uso dos telemóveis”. O médico conhece bem o projeto Exsmokers.eu e recomenda-o. “Está cientifica­mente bem elaborado”, ao contrário de outras aplicações, que até são pagas.

José Boléo Tomé aproveita para denunciar a falta de consultas da especialid­ade no Serviço Nacional de Saúde em algumas zonas do país. “A Sul do Tejo, praticamen­te não há consultas com pneumologi­stas e os médicos da medicina geral e familiar estão pouco preparados para o apoio”. O último relatório da Direção Geral de Saúde contabiliz­ava 11 mil consultas na região de Lisboa e Vale do Tejo, contra menos de 500 no Alentejo.

 ??  ?? Aplicação europeia é gratuita
Aplicação europeia é gratuita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal