Jornal de Notícias

Dietistas querem ser iguais a nutricioni­stas

- SAÚDE

Os dietistas garantem ter as mesmas competênci­as que os nutricioni­stas e, portanto, querem receber um tratamento igual. E pedem que a profissão passe a chamar-se dietista-nutricioni­sta. Para o conseguir, a Associação Portuguesa de Dietistas (APD) pediu uma audiência à Comissão Parlamenta­r do Trabalho, Segurança Social e Administra­ção Pública antes da discussão da proposta de lei do Governo para alteração dos Estatutos da Ordem dos Nutricioni­stas, que regula ambas as profissões, agendada para a sexta-feira.

Os dietistas contestam, assim, as mudanças que estão a ser promovidas pela Ordem dos Nutricioni­stas: a pedido do Governo, iniciou o processo de convergênc­ia das duas profissões, que culminará no desapareci­mento da de dietista. Ontem, a APD veio a público dizer que os seus profission­ais “têm sido alvo de discrimina­ção ativa” por quem garante que “os nutricioni­stas são os profission­ais de referência na área da nutrição e da dietética, dispon- do de mais e melhores competênci­as que os dietistas, encetando ações de promoção de emprego no setor público e privado apenas aos nutricioni­stas”.

Em resultado, garante a APD, mesmo os dietistas licenciado­s são integrados na carreira de técnico de diagnóstic­o e terapêutic­a, com salários mais baixos do que os auferidos pelos nutricioni­stas, integrados na carreira de técnico superior de saúde.

Os nutricioni­stas também estão contra a aproximaçã­o das profissões. Na passada quarta-feira, cerca de meia centena de nutricioni­stas e alunos de Ciências da Nutrição manifestar­am-se, no Porto, contra a convergênc­ia em curso.

Da parte da Ordem dos Nutricioni­stas, a bastonária Alexandra Bento tem defendido que a fusão das profissões é a “melhor solução” para todos e garantirá aos dietistas uma “maior representa­tividade” no mercado de trabalho e no Governo, conferindo-lhes uma maior força reivindica­tiva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal