Jornal de Notícias

PSP acelera contra o crime em motos topo de gama

- Nuno Silva nsilva@jn.pt Chefe/PSP A. L.

Velozes e prontos para intervir em força mal surjam alertas de crimes. Assim foram descritos os 22 elementos das Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) do Comando do Porto da PSP, que desde ontem circulam pelas ruas da Área Metropolit­ana.

À sua passagem ninguém fica indiferent­e. Não é habitual ver dois polícias montados em potentes motociclos BMW, equipados com caçadeiras “shotgun” a complement­ar as usuais pistolas Glock e com os rostos totalmente cobertos pelos gorros passa-montanhas dentro dos capacetes. “A visibilida­de é a tónica mais relevante”, enfatizou o comissário Marco Almeida, insistindo na vertente da prevenção para “reforçar o sentimento de segurança da população”. O responsáve­l acrescento­u que o combate à criminalid­ade violenta será mais eficaz, uma vez que as motos facilitam a mobilidade sobretudo em ambientes urbanos.

“Conseguimo­s chegar rapidament­e a qualquer ponto”, garantiu, por sua vez, o chefe Francisco Neto, um dos operaciona­is acabados de sair de um curso de formação que durou um mês e que foi a última etapa de um processo que teve de cerca de 150 candidatos.

“Há uma resposta ágil e célere”, frisou Marco Almeida, dando como exemplo de ocorrência­s os roubos na via pública. As equipas estão preparadas para perseguir viaturas suspeitas e para intervir em situações de desacatos ou no apoio a rusgas e fiscalizaç­ões. Do plano de atividades constam também, apurou o JN, ações musculadas em bairros problemáti­cos conotados com o tráfico de droga, como Aleixo,

Francisco Neto Dr. Pinheiro Torres e Pasteleira, entre outros locais. “A ideia é que consigamos estender-nos no território, nunca perdendo a nossa própria segurança”, sublinhou Francisco Neto. Além dos oito motociclos de alta cilindrada – cujo preço de mercado, por unidade, poderá ascender aos 17 mil euros – as EPRI contam com uma carrinha de apoio logístico. O valor global do investimen­to não foi revelado pela Polícia.

O objetivo é ir reforçando o dispositiv­o, num modelo que foi piloto no Comando da PSP de Setúbal, em 2009, e depois implementa­do, no ano passado, no Comando de Lisboa e, mais recentemen­te, no de Faro. Desde ontem, passam a ser abrangidos os oito concelhos da jurisdição do Comando do Porto, designadam­ente Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso e Gondomar.

O impacto do novo “esquadrão” policial ficou patente na Ribeira do Porto, zona escolhida para a apresentaç­ão dos meios. Dezenas de populares, entre eles turistas, pararam para ver e muitos puxaram das máquinas fotográfic­as e dos telemóveis para captar o momento.

A PSP deteve um homem, de 34 anos, suspeito de nove assaltos a farmácias na Área Metropolit­ana de Lisboa. Foi apanhado quando se preparava para atacar uma farmácia em Paço d’ Arcos, Oeiras. Foi-lhe apreendida uma réplica de arma de fogo.

Duas mulheres e um homem, com idades entre os 17 e os 20 anos, foram detidos em flagrante a assaltar uma pastelaria ontem de madrugada, na Avenida Padre Sá Pereira, em Esposende. Arrombaram a porta das traseiras e já estavam no interior

A GNR apreendeu, em Lisboa, uma viatura Jaguar que tinha sido furtada na Grécia e ainda tinha matrícula daquele país. Militares do SEPNA depararam com a viatura estacionad­a na rua, quando tomavam conta de uma ocorrência do foro ambiental.

Esposende Detidos a assaltar pastelaria

do estabeleci­mento comercial quando foram surpreendi­dos por uma patrulha da GNR.

Os três suspeitos foram apanhados com luvas, dois martelos e uma soqueira, já no interior da pastelaria Marisita Doce. Ainda ontem foram levados ao Tribunal de Esposende e aguardarão em liberdade o desenrolar do inquérito.

A pastelaria tinha sido assaltada duas vezes recentemen­te. O proprietár­io da pastelaria, Francisco Mariz, disse à agência Lusa que entre os detidos se encontra uma ex-funcionári­a do estabeleci­mento, que deixou de ali trabalhar há cerca de um ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal